Minha vida foi sempre cercada por mulheres inteligentes ou carentes ou espertas ou simplesmente amigas. Não importava se negra, loura, morena ou com seus cabelos brancos, elas estavam lá; por vezes, senti-me como um eleito e abençoado por tudo que eles representavam para a aminha curta existência. E, para minha felicidade, em muitos locais estive e mudou apenas as pessoas porque a importância permanecia. Muitos anos se passaram e ainda consigo lembrar-me delas e, confesso, continuo sentindo muitas saudades delas. Algumas apenas em pensamentos, por terem desencarnados, e outras com lembranças suaves, doces, leves e de muitos rostos e muitos sorrisos.
Interessante um dizer de adolescente “a fila anda”. E comigo o espírito de cigano levou ao pé da letra esse pensamento. Andei de norte a sul, de leste a oeste. E por mais que mudasse de endereço, elas estavam lá e sempre prontas a me acolherem e me darem tanto carinho que me sentia sempre em paz, descansado e protegido.
Passados muitos anos, outras mulheres entraram no meu cotidiano. Uma foi chamego que só o Senhor explica. Paixão mesmo, e foi a tal ponto que muitas noites parei para sofrer, pensar nela e pedir proteção para os futuros nenês. Ah! Como tem pessoas belas e com luzes que jamais se apagaram e por mais que a vida nos afaste as ligações são muito fortes. As outras foram também luzes colocadas no meio do caminho. Estas com características fantasticamente diferentes: uma extrovertida, alegre e de bem com a vida, tirando do sofrimento formas de embelezar a vida com suas percepções de mundo; outra com uma seriedade racional e muito moleque, com cara de criança travessa e decidida; a seguinte, carinhosa, romântica, delicada, preocupada e com muito amor para dar; esta agora uma “maluca beleza”, decidida, simples, humilde e amicíssima; e finalmente a de nariz em pé, apaixonante, severa e com um sorriso magnético e acolhedor.
Enfim, minhas mulheres durante esse percurso foram mães, companheiras, protetoras, aconselhadoras, ríspidas com atitudes tomadas por mim, amigas, irmãs e algumas mais que isso.
E foi colocando no papel uma das formas de me expressar e dizer obrigado porque as amo e amo-as, por me deixarem sempre livres, adoro vocês e muitos beijos, paz e harmonia.