A Bioética foi muito impulsionada pela genética, surgindo por volta de 1971, sendo considerada como o ramo da Filosofia aplicado a vida.
A sua importância na atualidade é evidente e muito se está discutindo o próprio ser humano. Dessas complexas discussões emergem questões como, por exemplo:
I - Os genes revelam a nossa saúde no futuro. Isto é possível através de textos que podem indicar as doenças. Entretanto, se os empregadores se apropriarem dos dados, poderão decidir sobre o contratar ou não contratar de indivíduos para sua empresa. Se assim o for, os empresários, criarão uma nova forma de exclusão. Isso porque o empresário deseja pessoas sadias que não lhes darão problemas presentes ou futuros, tal como faltas, a exemplo.
II - Um outro aspecto da dominação humana dos genótipos, da terapia genética e de outras formas de manipulação de DNA é terrivelmente preocupante: se há medicação específica para etnias, então há também a possibilidade de bioterrorismo que mata etnia específica.
III - A Bioética além de não abrir mão de uma ciência para servir a humanidade, jamais aceitará uma humanidade para servir a ciência.
IV - A Genética e a Ética em separadas dão respostas diferentes. Mas quando se unem, formando uma bioética tem como função um repensar bastante amplo. Assim, o papel do cientista é levar fatos e normas e o dos bioéticos é agregar valores.
E nas questões de reflexões humanas há de se partir do pressuposto de que o ser humano possui 98% do seu DNA com o chimpanzé e outros percentuais com outros seres vivos. A diferença entre os seres humanos e os demais seres vivos é que o ser humano possui consciência moral. A partir disso, fica evidente que a ética é uma questão humana.
E à medida em que as questões humanas afloram, também surgem, entre os seres humanos, dilemas próprios e característicos a cada espaço-tempo humano no planeta Terra. Desses dilemas humanos mesmo levando-se em conta, o já citado espaço-tempo humano, em alguns aspectos, são parecidos. Uma diferença básica entre eles é o aumento de sua influência e complexidade. Nos dias de hoje, pelo grande e crescente poder da ciência e de uma ciência pós moderna, algumas questões podem ser visualizadas, tais como:
a) As diversidades religiosas têm valores parecidos com a Ética e devem ser respeitadas por questões culturais. Mas é importante lembrar que a Ética tem compromisso laico.
b) O embrião não é uma probabilidade, mas uma potencialidade.
c) Nós temos a posse dos genes e não a propriedade. É importante salientar-se isso porque, na atualidade, os genes estão sendo patenteados pelas indústrias farmacêuticas.
A sua importância na atualidade é evidente e muito se está discutindo o próprio ser humano. Dessas complexas discussões emergem questões como, por exemplo:
I - Os genes revelam a nossa saúde no futuro. Isto é possível através de textos que podem indicar as doenças. Entretanto, se os empregadores se apropriarem dos dados, poderão decidir sobre o contratar ou não contratar de indivíduos para sua empresa. Se assim o for, os empresários, criarão uma nova forma de exclusão. Isso porque o empresário deseja pessoas sadias que não lhes darão problemas presentes ou futuros, tal como faltas, a exemplo.
II - Um outro aspecto da dominação humana dos genótipos, da terapia genética e de outras formas de manipulação de DNA é terrivelmente preocupante: se há medicação específica para etnias, então há também a possibilidade de bioterrorismo que mata etnia específica.
III - A Bioética além de não abrir mão de uma ciência para servir a humanidade, jamais aceitará uma humanidade para servir a ciência.
IV - A Genética e a Ética em separadas dão respostas diferentes. Mas quando se unem, formando uma bioética tem como função um repensar bastante amplo. Assim, o papel do cientista é levar fatos e normas e o dos bioéticos é agregar valores.
E nas questões de reflexões humanas há de se partir do pressuposto de que o ser humano possui 98% do seu DNA com o chimpanzé e outros percentuais com outros seres vivos. A diferença entre os seres humanos e os demais seres vivos é que o ser humano possui consciência moral. A partir disso, fica evidente que a ética é uma questão humana.
E à medida em que as questões humanas afloram, também surgem, entre os seres humanos, dilemas próprios e característicos a cada espaço-tempo humano no planeta Terra. Desses dilemas humanos mesmo levando-se em conta, o já citado espaço-tempo humano, em alguns aspectos, são parecidos. Uma diferença básica entre eles é o aumento de sua influência e complexidade. Nos dias de hoje, pelo grande e crescente poder da ciência e de uma ciência pós moderna, algumas questões podem ser visualizadas, tais como:
a) As diversidades religiosas têm valores parecidos com a Ética e devem ser respeitadas por questões culturais. Mas é importante lembrar que a Ética tem compromisso laico.
b) O embrião não é uma probabilidade, mas uma potencialidade.
c) Nós temos a posse dos genes e não a propriedade. É importante salientar-se isso porque, na atualidade, os genes estão sendo patenteados pelas indústrias farmacêuticas.
Dilemas ou não a humanidade dirige-se a dois caminhos distintos: o Bioético, que levará o ser humano a vitórias, registrando-o como uma das mais fantásticas espécies em um Universo sempre a ser descoberto; e a um outro caminho que poderá levá-lo, esse mesmo ser humano, a uma das lições mais simples e implacáveis da natureza: aquele que não respeita a própria vida e toda a vida, desde as mais simples até àquelas consideradas com elevados níveis de complexidade, a sua extinção. Neste caso e, se assim o for, seremos lembrados como mais uma espécie que passou por um determinado período na nossa casa e mãe de toda a vida - a Terra.
Por tudo isso é importante tratar todos os assuntos com seriedade, com compromisso, com profissionalismo e com base no respeito e na agregação de valores morais eminentemente humanos.