Seguidores

22.12.09

Ela

(Manoel Silva Filho)
Tá difícil ver você
Sem desejar admirá-la
Tá difícil ver você
Sem verdadeiramente enxergá-la
Mulher... Bela... Mulher
Sábia no silêncio
Expressiva no olhar.

Tá difícil falar com você
Sem ouvir a sensatez
Tá difícil falar com você
Porque a ausência retira o viver
Tá difícil falar e ver você
Porque és complemento
Onde a beleza e a pureza
É o seu maior alento.

Tá difícil não vê-la
Tá difícil não ouví-la
Tá difícil afastar-me
Tá difícil não admirá-la

Vê-la de vestido amarelo
Vê-la de baton natural
É vê-la na plenitude
De uma beleza sensual
Que não lhe pode ser tirada
Porque contigo já nasceu
E foi obra do bom Deus.



13.12.09

O despertar da Energia

Hoje eu acordei e senti que o dia estava diferente. Levantei-me. E, ao caminhar, senti um calor que envolvia meu corpo como um presente de mais existência dada pelo Sol.
Nesse lugar urbano onde me encontrava, predominantemente de asfalto e concreto, observei em um fio telefônico um pássaro.  Este se uniu a outro e mais outro. E assim seguiu-se somando a um número que eu, depois de algum tempo, não conseguia mais determinar. Era impressionante como os pássaros desse lugar insistiam em cantar sem parar e, ao mesmo tempo, em me encantar euforicamente também. E, mesmo ao deslocar-me, eles, traquinos, mudavam de lugar e o canto parecia um coral multiplicando-se, aprimorando-se e cada vez mais lindo.
No decorrer do caminho eu continuava aquecido em conseqüência de um Sol pacífico, porém forte e incandescente sem, contudo, me causar agruras. E, tal como um manto de uma mãe protegendo o seu filho em uma terra gélida, esse Sol evita as sensações extremas de frio e calor, fazendo com que a alegria dos pássaros se somasse a um prazeroso bom dia. Mesmo assim, com essa força inquestionável do poderoso astro, ainda consegui sentir um sopro de um vento, que me parecia cooperar para que a temperatura agradável e acolhedora ficasse em harmonia com o canto do coral de pássaros expressando sons e vidas de forma uníssona.
Mas assim como os ponteiros do tempo eu seguia em frente e me sentia como um filho sendo conduzido por energias que me alimentavam e me direcionavam. Nos passos posteriores veio-me a certeza de pertencer a um mundo vivo, mesmo quando julgado inanimado. Em verdade não me sentia mais humano, mas energia pura e cujas sensações percebidas me tornavam um todo, mesmo com a consciência de ser parte do nada. Afinal o nada é o tudo esvaziado preparando-se para ser de novo o tudo. E esse ciclo infinito agita e transforma no seu passar. A natureza não é apenas mãe, mas um conjunto de energias que mudam, transformam e expressam vida em todos os pontos.
E essa energia, à medida que eu avançava mais um trechinho do caminho, que não me parecia mais ter fim, me dava a impressão que era redimensionada. E esse redimensionamento iniciava uma consciência não mais local, terra, ar, fogo e água, mas planetária. Contudo ao esvaziar-se a sensação era ainda muito maior e transcendente. Nesse ponto a experiência de um caminhar atingia dimensões cósmicas e era eletrizante e, por vezes, dolorida.
A viagem teve muitas paradas, mas um sábio já dizia que fruta só dá no tempo certo. E, ao retornar a minha própria caminhada de vida, me senti e me percebi o quão mínimo sou ou somos e conclui nesse mesmo despertar de uma consciência transcendente, o quão, ao mesmo tempo, somos influentes e importantes nessa teia e insignificante isoladamente no nosso corpo.
Ser livre, alçar vôo por vários locais não é apenas a sensação de liberdade, de maturidade, mas de vida em constante evolução à busca de suas energias equivalentes para no final, desintegrar-se, tornar-se nada e transmutar-se. E, assim ciclicamente fazer parte da força maior – a força cósmica da verdade e do conhecimento absoluto.

28.11.09

Deixe

(Manoel Silva Filho) 
Deixe-me amá-la como um Deus, sendo, ao mesmo tempo, seu escravo.
Deixe-me tocá-la com os olhos fechados, imaginando o quão bela e desejável és.
Deixe-me abraçá-la com a força do pensamento, pois tocá-la é um desejo supremo e, se con-cretizado, um sonho realizado.
Nada como um começo desenhando-se em forma de um eterno recomeçar.
E você é um começo que sempre recomeçará. Assim sendo é fácil entender-se porque esse começo é incomensurável. E tudo isso é fruto de um puro amor puro que te tenho. E se enrai-zou de tal forma, sereno e consistente no decorrer do tempo que seu início nunca terá um fim, mas um eterno nascer. Nascimento tal qual o Sol que todos os dias está presente em nossas vidas, dando-nos não apenas calor, mas a vida como um todo.
Sim estou apaixonado por ti, pelo teu sorriso, pelos teus cabelos, pelo seu jeito equilibrado, educado, consciencioso e pela fantástica cabeça. Esta, talvez, a única que te poderia causar ciúmes. Isso porque sou apaixonado pelas suas idéias, pelo seu pensar e repensar. Mais que isso, amo-a com todas as forças do meu coração e, com toda certeza, não existiu e nem nunca existirá sob o céu, um amor como o nosso.


27.10.09

O porquê da vida

(Manoel Silva Filho)
 Pensando em não pensar para conseguir esvaziar-me, fiz uma descoberta valiosa. Esta descoberta está relacionada com a vida. Vida que nos faz sofrer, chorar, rir, ser feliz e força-nos a caminhar e a uma nova caminhada. Caminhada esta que não nos dá trégua porque o tempo de realizá-la é extremamente curto e, imediatamente após iniciada a caminhada, o próximo caminhar começa a tomar forma e prepara-se para materializar-se em intensidade,  transformações e mais vida. E volto a afirmar que, tão curto é o tempo de uma caminhada, que não a sentimos e parece, por isso, estar sempre estática.
            Mas sobre essa última frase cabe um pensamento – potencial é a energia sempre pronta a ser cinética. Dessa forma, não existe vida passível porque a qualquer momento podemos torná-la dinâmica, energética e absorvente. Daí a vida antes vazia complementa-se e enche-se de uma grande quantidade de energia, de tal maneira que, nos sentimos pertencentes a um Universo positivo, mesmo quando antagônico.
            O antagonismo, nesse caso e em sua dualidade, tende a incentivar-nos a pertencer ao lado mais fraco ou nos dá essa sensação, contudo supremo. E isso pode ser notado por vários fragmentos de nossa vida, tal como quantos abraços bastaram para que um dia mudasse, mesmo que nada tivesse a favor desse acontecimento. E a explicação desse fato está em uma única e pequena palavra – AMOR.
            Assim, qualquer caminhada deverá ter em todo o seu percurso o amor do que nos cerca, pois frágil nós já o somos e poderosos nós tornaremos. A vida é adulta, mesmo quando somos jovens, e exige que corramos riscos e assim nos instiga a continuar, continuar e continuar.
            Enfim, viver é um risco que simplesmente nos desafia a sermos felizes, adultos e caminhar rumo a toda explicação do porque vivemos – o verdadeiro amor.

21.10.09

Pensar, sonhar e amar

(Manoel Silva Filho)
Quando pensamos estamos diante de uma complexidade orgânica ainda não tão bem explicada. E por isso ficamos sem muitas explicações sobre o assunto. Contudo, independentemente de complexidade, continuamos a pensar. E o pensamento é uma coisa aparentemente banal, sem sentido ou sem intencionalidade. Entretanto, através dos vários pensamentos, já amei muitas mulheres, lutei contra dragões e bandidos terríveis, visitei muitos países, convivi com seres extraterrestres e por serem diversos, os pensamentos são também numerosos e infinitos, portanto, incontáveis.
Dentre os muitos conselhos que ouvi, dois deles os guardei até os dias atuais. Acho que só fiz isso por serem contraditórios ou mesmo irrealizáveis ou ambos. Assim, cresci ouvindo que deveria pôr os pés na realidade, pois os sonhos se renovavam, mas, dificilmente se realizavam. O outro afirmava que jamais deveria deixar de sonhar, pois o amor é sonho que se eterniza antes de concretizar-se.
Com o passar dos anos que, implacável, se mostra impiedoso com o passado e auspicioso com o presente, é inevitável a seleção de poucos e a exclusão de muitos sonhos e pensamentos. Em assim sendo, se não houvesse um aproveitamento e uma internalização dos sonhos, o passado seria simplesmente deletado ou substituído pelo que queríamos que naquele período acontecesse. Mas, não é tão simples assim. E nesse ponto, voltamos a complexidade orgânica não tão bem explorada - pensar, acrescentando-se os sonhos realizados ou não. Por isso, conseguimos ser felizes mesmo diante de um passado com vários problemas e de sonhos não realizados. Porém a perda foi necessária para podermos ganhar. Ganhar novos sonhos, nova visão de mundo, novas formas de pensar e bases mais sólidas para realizar sonhos.
E, por tudo isso um dos meus sonhos está a ser realizado: o de amar você. Amá-la sem reticências, sem imposições ou hipocrisias. Apenas amá-la. isto porque nenhum ser vivo é uma ilha e a necessidade de companhia não só é uma exigência, mas também o complemento de pensamentos e porque não dizer - de nossos sonhos.



20.10.09

Um pensamento de amor

(Manoel Silva Filho)
As vezes não se sabe bem porque um pensamento se transforma em um verdadeiro presente ao amor. Assim, espero ter alcançado esse ideal humano com o que digitei logo abaixo.
O amor é um verbo transitivo direto que se une sem preposição ou imposição a um outro coração, para assim, já uníssono, se transformar em pura energia que se aproxima de uma outra energia cósmica muito superior. Isso devido ao fato de não se saber aonde essa energia contagiante poderá chegar ou transpor.
E tudo começou com um convívio profissional de poucas horas. A troca de pequenas energias envolveu e seduziu ao mesmo tempo em que somou-se. E mais, o somatório dessas energias não se desfizeram no decurso do tempo. Muito pelo contrário, ficavam como que armazenadas a espera de mais. E essa insaciável necessidade de mais, levou a uma reflexão de vida que pode mudar todo o rumo de uma história de vida que parecia já irreversível. A necessidade de um lindo sorriso, de olhinhos penetrantes, vivos e brilhantes, de uma palavra meiga e solidária e da própria presença agradável por natureza era evidenciada a cada sensação de falta ou ausência. Mas os sentimentos nos traem e inconscientemente podem trazer reflexos mesmo que não desejemos a princípio. Tê-la, por um milésimo de segundo, mesmo sem intenção declarada, foi um exercício extrasensorial e transcendental. O calor oriundo de um corpo que se torna carente pela presença ou pela ausência não é um sentimento de debilidade ou fraqueza. Mas de puro amor. Amor que cresce com o tempo, mesmo sem que a gente o sinta. Pois o amor une, liga e imortaliza relações que nasceram para crescer e se tornarem luzes e lumes tão fortes e penetrantes que unem a morte e a vida não os diferenciando na sua essência. E essa essência cósmica só é possível por existir um ser e um outro ser, independente de qualquer situação social, econômica e financeira ou até mesmo de altura ou da existência de defeitos físicos terrenos. Isto porque falar-se de amor é cegar-se para a consciência material e terrena e muito mais doar a si mesmo e receber de volta a mesma energia.
Hoje não tenho mais dúvidas de meus sentimentos porque sei exatamente o que quero. E isso não é, com certeza, a liberdade mundana de uma existência sem essência. Mas a existência de uma essência em existência, que levará para o amor a própria transcendência acompanhada da única realiadade, que muitas vezes, temos medo de encarar: te amo meu doce, meigo e lindo amor. E espero que as nossas energias não apenas se unam, mas se perpetuem além do imaginário terreno, além de nós mesmos e acima de tudo seja permissível para que seja eterno enquanto dure, desde que seja infinito.

11.10.09

Guerreiras voltam porque nunca partiram

(Profº Manoel Silva Filho)

A palavra guerreiro já me deu muito asco pela sua própria significação. Tal palavra associa-se a guerra, a morte, a tristeza e a desalento. Contudo, minha opinião mudou nesses últimos anos, pois aprendi que também pode significar superação, garra e insistência pelas suas crenças pessoais, culturais, religiosas ou outras que se encaixem nessa linha de pensamento.

Espero alcançar a sua compreensão para o que começo a relatar e pelo que já escrevi. Há alguns anos conheci várias pessoas ligadas a Educação. Muitas procuravam fazer o seu trabalho de uma maneira séria e produtiva, outras iam além e faziam milagres. E esses milagres eram transformados em realidade a partir de recursos pessoais e muita insistência com a comunidade e, claro, com alguns poucos colegas de profissão.

Dentre essas pessoas existiu uma a qual minha lembrança e respeito apenas crescem com o passar do tempo espaço humano. Uma professora com formação em Educação Física, que insistia em dizer-me que Educação Física é corpo em movimento e não BABA.

Só um parêntese para entender o que foi citado anteriormente. O baba, expressão baiana que significa jogar bola com outros colegas, era, foi e será utilizado para não existir uma preocupação com a formação do estudante no que se refere a corpo e mente. E essa forma de pensamento era combatida por essa colega de colégio que “brigava e teimava” em afirmar que Educação Física era acima de tudo entendimento do corpo em movimento. E, para isto fazia-se necessário um amplo programa de ensino onde se propagasse desde o combate as drogas até o jogo com regras, limites, competição e respeito aos adversários e aos resultados.

O tempo passou e uma equipe multidisciplinar foi montada, muito mais por afinidade do que por consenso e responsabilidade dentro da própria área. Mesmo com tantos profissionais (matemática, biologia, pedagogia e artes além de educação física), uma estrela mantinha-se e brilhava sempre. Essa com semblante preocupado e consciencioso comandava, organizava e arrumava com carinho as atividades para participação dos alunos daquele colégio.

Mas a vida reserva surpresas. E uma dessas atingiu em cheio a velha e boa amiga professora. Que a partir de um determinado momento tinha como principal remédio a si próprio e toda a sua garra demonstrada anteriormente em seu processo de vida. Fraquejou muitas vezes, mas tentou se recuperar também muitas vezes. Agora a equipe multidisciplinar voltava com força e exclusividade para lutar pelo equilíbrio de vida da boa e grande amiga. Nesse contexto, também houve muitos que se tornaram intolerantes com a bela professora ou simplesmente se afastaram da mesma.

Contudo, por existir aqueles que se mantiveram fiéis e de alguma forma insistiam e exigiam, muitas vezes, para que a professora superasse sua própria depressão, os resultados pouco a pouco foram aparecendo.

Nos dias atuais a dedicada, exemplar e profissional conscienciosa voltou a realizar uma de suas atividades – a Gincana HMC 2009. A antiga equipe desfez-se, quer por transferência ou aposentadoria. E, uma nova equipe convergente e à procura de resultados para a formação de cidadãos críticos, infelizmente não se formou, ficando a expensas da querida colega todo o processo de preparação. E foi um verdadeiro sucesso. Faça saber, por uma questão de justiça, que houve quem ajudasse após a preparação, mas em relação a totalidade do trabalho o percentual foi ínfimo. E a estrela voltou a brilhar. Obrigado bom Deus pela sua existência e prova de que nunca abandonas os teus, mas que os carrega junto à sua infinita bondade e sapiência transcendente.

Ah! Todo problemático.

(Manoel Silva Filho)

O Mundo em que vivemos tem muitos problemas. E problemas são obras criadas pela própria trajetória de vida ou por ser uma necessidade até de dar significado a própria existência. Por mais que achemos um problema insolúvel ele terá sempre uma solução. O que vem após esse pensamento é uma pergunta: e eu vou gostar da solução? Bem, daí a resposta dirá apenas sim ou não. Se sim, sucesso e parabéns. Se não, bem... haverá mais uma oportunidade de solução.

Se partirmos do princípio de que cada ser humano é uma incógnita e que possui possibilidades infinitas de crescimento intelectual, entenderemos que muitos dos problemas que nos acometem, em muito, somos o próprio culpado. Isso porque temos uma tendência a ser o “coitadinho” ou necessitamos expressar força, quando na verdade não a temos.

Por isso, os problemas não possuem uma fórmula para resolvê-los, sejam simples ou complexos. Assim, faz-se necessário uma alta intelectualidade ou reunir-se a outros para, em conversas, tentar uma solução possível.

A partir disso, acho que ficou patente que não podemos e não somos ilhas. E por essa linha de pensamento, necessitamos de pessoas para que a nossa vida não só se enriqueça mas também tenha sentido e apoio nas piores horas de nossa existência.

Assim, obrigado por vocês - meus loucos e belos amigos e amigas, existirem. E por isso mesmo, hoje, mais recuperado, caminho para a felicidade com o peito aberto, a respiração ofegante, a pressa dos que querem recuperar o tempo perdido e com a certeza de que vocês existem e são mais que dádivas de Deus, são meus queridos amigos e amigas.

20.6.09

A vida e o andarilho

(Manoel Silva Filho)
Eu queria ter vivido mil vidas.
Eu queria ter amado muitas mulheres.
Eu queria ter rumo e direção, sendo apenas um simples e comum cidadão.
Eu queria ter toda a sabedoria do mundo.
Eu queria apenas querer.
E o que tenho?
Vida e vidas. Ando acompanhado pelo Sol ou pela Lua.
Ando sentindo a brisa fria e o vento leve e suave envolvendo o meu corpo.
Ando por estradas que levam ao seu ponto final, que para mim significa iniciar um novo caminhar.
Ando livre, de cabeça erguida e sem a preocupação do dia seguinte. Mas também ando de cabeça baixa por preocupar-me com o que piso e no que piso; pois toda vida, mesmo a mais minúscula, é importante e deverá ser sempre preservada.
Ando respirando o ar marítimo, pois dele toda a vida é proveniente.
Ando respirando o oxigênio porque dele a combustão da minha existência se renova.
Desejos, sonhos e persistência são a tríade que me acompanham. Me acompanham por intimidades e desejos.
Ah! Quantos desejos. Desejo a felicidade eterna com a conveniência de já o ser feliz.
Desejo a alegria presente com a certeza de que a inveja dará lugar a felicidade de existir.
Desejo ter, possuir e sentir tudo o que os sentidos humanos normais me propiciam. Mas que isso, desejo ser e ter o viver, o existir e o respirar de um ser eterno. Mas não o eterno do tempo espaço humano.
Ah! Que felicidade estar podendo escrever o que o meu ser procura. Há apenas uma falta. Essa falta é você.
Até encontrá-la o Andarilho caminha tendo o horizonte a sua frente, o firmamento ao alto e as suas costa o gosto do passado sempre com cheiro de presente.

9.5.09

O pedaçinho perdido

(Manoel Filho)

Há anos atrás, a vida deu-me um privilégio que me orgulhou até a segunda semana de maio de 2009. Isto porque o perdi por designos muito maiores e, por vezes, incompreensíveis - a morte física de uma bela e forte alma. Por não acreditar em coincidências, atribuo a sua presença em meu mundinho pessoal como forma de ampliar mundos. E claro, mais o meu do que o dela.
A História é iniciada em um ponto de Salvador, Bahia, que adoro estar: a praça Castro Alves. Sob o pretexto de tirar uma dúvida ela se aproximou com seu vestido branco, estilo indiano, e um belo torço vermelho ao redor da cabeça. E aqui pra nós, não havia como não a notar. Isto por apresentar uma figura física bem proporcional, beirando os ideais de Vênus e que inspirava uma paz e tranqüilidade que só a vi romper em seus últimos dias de existência física por serem acompanhados de um implacável sofrimento.
O tempo, o espaço e as circunstâncias conspiraram e nos aproximaram de uma maneira tão forte que éramos capaz de adivinhar os pensamentos um do outro. Mas ao contrário das primeiras necessidades carnais, em alguns poucos momentos que aconteceram, uma relação muito legal se firmava baseada na afetividade e solidariedade.
E apesar da dinâmica da vida, nos mantemos unidos. Viagens, encontros, compromissos e falta de tempo não conseguiram afastar definitivamente um do outro e sempre voltávamos ao ponto de equilíbrio no nosso forte entrosamento espiritual.
Em todos os piores e melhores momentos ela sempre estava presente de uma ou outra forma. Houve perdas grandes na vida pessoal e afetiva. A mão por trás era invariavelmente a dela – alegre, fiel, consoladora, afetiva e supridora.
O tempo passou e um único som do telefone me assustou e deixou apertado meu coração. A sensação era de que algo iria acontecer e que me desequilibraria por um tempo e ao mesmo tempo me transmitia uma paz e uma serenidade fantástica(Mistérios celestiais?). Fosse como fosse, corri e em poucos segundos os conflitantes sentimentos me levaram direto ao encontro do telefone e a ouvir uma voz firme ir tornando-se fragilizada e afônica. Não deu outra. Fui ao seu encontro e ela confessou que estava indo embora. Contudo não era para outro estado, mas para outro patamar de uma continuação de vida.
O sofrimento final doía muito tanto para aquele belo ser humano quanto para mim. Uma doença detectada após o período de maior chance de cura a levou.
Enfim, resta-me desejar-lhe paz e luz na nova vida porque a minha demorará a equilibrar-se e, com certeza, jamais será a mesma sem a tua presença. Obrigado pelos teus ensinamentos e por ter deixado um pouco de ti comigo minha doce e meiga amiga-irmã. Axé

19.3.09

Por que há necessidade da existência da figura feminina? Ou em outras palavras: por que existe a mulher?

(Manoel Silva Filho)
Se eu tivesse todas as respostas eu, com certeza eu seria uma mulher. Isso porque não há no mundo uma pessoa feminina que não tenha uma palavra de consolo, um conselho sábio e amigo, um colinho para um denguinho, um sorriso ou uma forma, trejeito ou brejeirice feminina e que não consiga desmontar ou convencer qualquer figura masculina.
Continuemos então. A mulher inicia a vida entre os seres vivos. E através de uma anomalia sua, o masculino surge. Contudo, a divisão entre o mundo masculino e o mundo feminino é nítida não apenas pela evidente diferença sexual. Mas pela própria complexidade de suas funções humanas e sociais. Isso sem levar em conta o imaginário poético.
Beleza, Terra, Vida e Alegria são palavras femininas. Também perda e tristeza. Olha a mulher de novo: a vida é contraditória e nós humanos necessitamos dos opostos para não cairmos em depressão. Porém, AMOR é um valor humano importante e uma palavra poderosa e masculina. Será? Preste atenção: quando a palavra é tão poderosa e masculina porque será que sempre associamos a figura feminina. Entenderam a não entender?
O mundo feminino não tem contornos, pois é amplo e crescente. O amor é amplo.
O mundo feminino não tem rigidez, pois não há no imaginário, pessoas que conseguem adaptar-se com mais facilidade às situações mais diversas e novas, do que a figura feminina. Mãe, a tua flexibilidade dilata o caminho para o surgimento de um novo ser.
O mundo feminino não é poético, pois o feminino é a própria poesia e não apenas e tão somente uma qualidade de ser poético.
O mundo feminino é feio, pois só os mais sensíveis, os mais puros e os mais iluminados conseguem viver com as diferenças que existem nesse mundo de Deus. O feio para o feminino é ter sempre uma visão de que é belo para outros.
O mundo feminino menstrua, tem TPM, pois essa hemorragia permite renovar o próprio berço em que cada um de nós nasce e ao mesmo tempo exige um determinado período, paciência e solidariedade masculina.
Mas não pense que não amazonas. E mais, são essas mulheres guerreiras que há muito lutam pela hegemonia de permitir que mulheres outras sejam - mulheres. Estas dignas de respeito, entendidas como uma autoridade celestial, de carinho, de destaque e de receberem tudo o que representa (ou deveria representar) para o homem o titulo de ser humano.

Feliz dia 8 de março! E olhe oito deitado ∞ é o símbolo matemático do infinito, da plenitude total. Sabidas né?
E você que não acha... melhor rever seus conceitos ou então ...... é problema seu.

12.3.09

A Educação É Já

 (Manoel Silva Filho)

Como é bom ser estudante
Em um Estado participante
Cheio de projetos mirabolantes
Que muda o percentual
Tornando única a educação estadual
 
Quem sou eu para questionar
Se está bom ou está ruim
Para falar ou pensar em educação
Me sinto até irrelevante e não participante
Diante de tantas cabeças pensantes
Me sinto um pobre professor
Diante de doutor nobre e importante.
 
Oh! Educação
[minha paixão]
Continuo ralando e lutando
Segurando uma bandeira e cada vez mais
Vou te amando e minha curta vida doando

Só não sei porque
É tão difícil Fazer-me entender
Sou simples, ágil, criativo e empolgado
Cidadão político, sociável e amável
Mas insistem em móvel tornar-me
Porque pensam no prédio da escola
Dizem que pensam no aluno
Implantam melhorias, travestidas de Freirianas
E tudo acaba na outra semana
E o responsável e causador
Só pode ser m móvel
Chamado professor.

A Educação é um processo
Que serve para todos atender
E não serve para se auto promover
Ou para o professor esquecer
Ou mandá-lo se... perder

E isso me faz ver 
Até quando penso e não escrevo
Me faço entender
Só não alcanço o poder
E aí... Adeus Saber.

Sai doutor entra pintor
Sai ista e entra sindicalista
Muda o sotaque, sai a brejeirice
E a Educação guiada por esses defensores
Só faz fingir e ferrar os professores.

Nesse meu pobre e surdo lamento
Que já avisaram: cuidado!
Isso pode tornar um tormento
E eu replico: mais?
Porque já sofro desde muito
Por não ter dinheiro
Muito pouco direito
Mais uma coisa 
Tenho orgulho e bato no peito
Tenho orgulho do que sou
Porque sou PROFESSOR
E, contudo isso
Sou um professor brasileiro

20.2.09

A vida

(Manoel Silva Filho)

A vida ... bela vida
Quando bem vivida
Dispensa a sobrevida
Alegria, amor e vida
Um trio que não se divide
Quando um ou outro falta
É hora da despedida.

A liberdade é exigida
A tristeza é excluída
O amor é o tudo
E, no disse-me-disse
Todos querem ser felizes
Não rimando o amor
Com outra palavra – a dor

Para uma vida boa
Não fique triste
Veja a beleza que existe
Na linha do equador
Esqueça as picuinhas
As doenças, os problemas.
Mas nunca deixe ir-se
O belo sentimento do amor

Sem solução

(Manoel Silva Filho)


Pensei, pensei e tornei a pensar
Olhei, olhei e tornei a olhar
Cantei, cantei e voltei a cantar
Sorri, sorri e voltei a rir

O belo é belo e não há de mudar
Até mesmo quando você discordar
O belo será belo para alguém
Experiente pensar, sentir ou olhar
O belo é eterno é só olhar

Flores são verdadeiros símbolos,
Flores são sempre insubstituíveis
Flores são lindas, coloridas.
Flores derramam lágrimas
Mas, mesmo na tristeza são
[ insubstituíveis ]

Coração é sinônimo de flores
Flores são sinônimo de coração
Um representa, o outro demonstra
Qual deles? Você aponta.

Flor e coração fazem rima
Sem sentido, mas pura emoção
Pois tanto um como outro
Representam, simbolizam e rimam
Com aquilo que sinto por ti
Amor ....amor ..... amor.... amor

Um caso sem solução
A tudo peço perdão
Pois a ti devoto e só a ti
O amor possível e único 
Existente dentro do meu coração

FELIZ ANO NOVO

(Vilma Galvão)

Para você,
 Desejo o sonho realizado.
  O amor esperado.
   A esperança renovada.


Para você,
  Desejo todas as cores desta vida.
   Todas as alegrias que puder sorrir.
    Todas as músicas que puder te emocionar.



Para você neste novo ano,
  desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
    que sua família esteja mais unida,
     que sua vida seja bem melhor vivida.


Gostaria de lhe desejar tantas coisas,
  mas nada seria suficiente para
    repassar o que realmente desejo a você.

Então,
  desejo apenas que você tenha muitos desejos, (desejos grandes),
    que eles possam te mover a cada minuto
     ao rumo da sua FELICIDADE!


Que Deus abençoe a sua vida,
  que Ele coloque suas mãos poderosas em sua cabeça,
    e distribua muitos pensamentos bons...
     Feliz vida Nova!
       Feliz Ano Novo!

18.2.09

A Escuridão da Luz

Manoel Silva Filho)
Em algum momento na nossa vida, pessoas precisam daquele ou daquela outra pessoa considerada sua amiga. E isso aconteceu comigo. Para registrar escrevi o que segue abaixo. 
 Por mais que não a queiram enxergar, eu sempre a deslumbro adiante do seu tempo. És inteligente, sensível, sensata, fiel, amiga e com um olhar que passa do cérebro para o coração e projeta-se no horizonte distante e além do ponto de vista simples e puro dos mortais. És tão luz que a confundo com os raios solares. E estes às vezes tornam-se escuros diante de ti. Precisamos de você minha guerreira alada. Para que as tuas asas possam elevar-nos a um patamar superior bem junto Daquele que a elegeu para ser como você o é. Obrigado por você existir, estar viva entre nós, além de ser um privilégio e uma imensa honra, é uma incomensurável satisfação e bênção divina. E para terminar uma lembrança minha em forma de verso para eternizá-la e homenageá-la. 

O Sol pela janela 
  Ao penetrar em um 
  Quarto escuro, ilumina 
  Os pequenos cantos. 

Tão forte por mais que
 Queira não conseguirá 
  Iluminar um cantinho 
  Que permanecerá escurinho 

  Porém por poucos percebida 
Ela brilha com a luz que 
  Outros pontos irradia. 

A primeira vista parece 
  Ser infeliz e triste, contudo, 
  Ela não pede, nem mendiga 
  Apenas transmite de volta. 

Com fulgor e intensidade 
  Aquilo que melhor a identifica 
  Luz, brilho, alegria e beleza.

A Vida, a bola e a utopia.

(Manoel Silva Filho)
    Todo ano é ano. Entretanto, nenhum ano é igual àquele que passou. Assim, alguns anos são duros, difíceis e cheios de problemas. Já outros são alegres, felizes e cheios de realizações.
    Contudo, problemas existem. E alguns, por sua vez, são difíceis de conviver e impossíveis de se controlar.
    Independente de ano bom ou difícil, a vida, o ano e a sua seqüência não vão privilegiar os que sucumbiram na luta. Por isso é importante a manutenção das lutas e do entendimento de que o que sabemos pode nos cegar para uma verdade simples e pura.
    Verdade essa que pode ter signos que direcionam para a realidade. Realidade essa que apenas os mais carentes conhecem. E por conhecerem lutam para transformá-la.
    Nesse processo de transformação existem os direitos e os deveres a que cada um tem que se submeter ou transgredir. A consciência de ambos é que formatará as mesmices, dando lugar a indivíduos cidadãos, responsáveis e cumpridores de suas obrigações.
    Contudo, para atingir-se a esses objetivos faz-se necessário uma cumplicidade, quando em nível escolar, entre todos os servidores e servidoras, quer administrativos, gestores ou professoras e professores e também entre alunos e alunas e a comunidade como um todo.
    Como um professor que possui seus sonhos e que os procura realizar sou testemunha de que o Colégio Zumbi dos Palmares poderá e será a realização de muitas utopias.
    E isso foi comprovado ao observar o talento, a dedicação e o prazer da comunidade escolar no projeto multidisciplinar cujo tema gerador foi o Meio Ambiente, motivo de orgulho e de um renascer da força de um povo que cresce pelas mudanças que o país vem sofrendo.
    Mas, sonho que se sonha só são apenas sonhos. Também foi possível verificar que houve professores e professoras que sonharam mais longamente. E por isso, também tiveram a oportunidade não só de se realizarem como também sentir o sonho transformando-se em realidade.
    Obrigado a todos que seguraram a bandeira da Educação sem o receio de serem professores e formadores da massa humana, que a depender do molde, serão seres humanos ou cidadãos do mundo ou cidadãos planetários. 

E, nesse momento de reflexão, um presente de um dos grandes e fabulosos mestres humanos Albert Einstein. Que passo a vocês para analisar a bola, a vida e a utopia.

          "A vida é como jogar uma bola na parede:
            Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;
             Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;
              Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca;
                Se a bola for jogada com força, ela voltará com força;
                  Por isso nunca "jogue uma bola na vida" de forma que 
                    você não esteja pronto a recebê-la.

                             A vida não dá nem empresta:
                              Não se comove nem se apieda.
                               Tudo quanto ela faz é retribuir e 
                                 transferir aquilo que nós lhe oferecemos"

    Obrigado Mestra, Obrigado Professor fotógrafo, Obrigado Professora que transforma suas emoções em pura poesia, Obrigado Professor DJ, Obrigado Vice Gestora, Obrigado Gestora, Obrigado Seguranças, Obrigado Turma do Rango, Obrigado à turma deixa que eu arrume, Obrigado ao Professor e ao seu sincronizado toque de berimbau, Obrigado Mestre e Capoeiristas, Obrigado a Professora e ao Professor que apoiou e claro:
    OBRIGADO A TURMA DO SEGMENTO B - QUE MOSTROU SER REALMENTE A TROPA DE ELITE CIDADÃ DO ZUMBI. É ISSO AÍ GAROTADA!
    OBRIGADO AOS ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNCAMENTAL I - CICLO I e II
    OBRIGADO AOS ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 5ª, 6ª, 7ª E 8ª SÉRIES.
    Obrigado ao DEUS que me permitiu o privilégio de ver uma "bola-vida" que se transformará e dará bons e maravilhosos seres humanos. 
    Orgulho e emoção para a comunidade ZUMBI DOS PALMARES. 

                             Axé (Dezembro de 2007)