Seguidores
27.10.09
O porquê da vida
21.10.09
Pensar, sonhar e amar
Dentre os muitos conselhos que ouvi, dois deles os guardei até os dias atuais. Acho que só fiz isso por serem contraditórios ou mesmo irrealizáveis ou ambos. Assim, cresci ouvindo que deveria pôr os pés na realidade, pois os sonhos se renovavam, mas, dificilmente se realizavam. O outro afirmava que jamais deveria deixar de sonhar, pois o amor é sonho que se eterniza antes de concretizar-se.
Com o passar dos anos que, implacável, se mostra impiedoso com o passado e auspicioso com o presente, é inevitável a seleção de poucos e a exclusão de muitos sonhos e pensamentos. Em assim sendo, se não houvesse um aproveitamento e uma internalização dos sonhos, o passado seria simplesmente deletado ou substituído pelo que queríamos que naquele período acontecesse. Mas, não é tão simples assim. E nesse ponto, voltamos a complexidade orgânica não tão bem explorada - pensar, acrescentando-se os sonhos realizados ou não. Por isso, conseguimos ser felizes mesmo diante de um passado com vários problemas e de sonhos não realizados. Porém a perda foi necessária para podermos ganhar. Ganhar novos sonhos, nova visão de mundo, novas formas de pensar e bases mais sólidas para realizar sonhos.
E, por tudo isso um dos meus sonhos está a ser realizado: o de amar você. Amá-la sem reticências, sem imposições ou hipocrisias. Apenas amá-la. isto porque nenhum ser vivo é uma ilha e a necessidade de companhia não só é uma exigência, mas também o complemento de pensamentos e porque não dizer - de nossos sonhos.
20.10.09
Um pensamento de amor
11.10.09
Guerreiras voltam porque nunca partiram
(Profº Manoel Silva Filho)
Espero alcançar a sua compreensão para o que começo a relatar e pelo que já escrevi. Há alguns anos conheci várias pessoas ligadas a Educação. Muitas procuravam fazer o seu trabalho de uma maneira séria e produtiva, outras iam além e faziam milagres. E esses milagres eram transformados em realidade a partir de recursos pessoais e muita insistência com a comunidade e, claro, com alguns poucos colegas de profissão.
Dentre essas pessoas existiu uma a qual minha lembrança e respeito apenas crescem com o passar do tempo espaço humano. Uma professora com formação em Educação Física, que insistia em dizer-me que Educação Física é corpo em movimento e não BABA.
Só um parêntese para entender o que foi citado anteriormente. O baba, expressão baiana que significa jogar bola com outros colegas, era, foi e será utilizado para não existir uma preocupação com a formação do estudante no que se refere a corpo e mente. E essa forma de pensamento era combatida por essa colega de colégio que “brigava e teimava” em afirmar que Educação Física era acima de tudo entendimento do corpo em movimento. E, para isto fazia-se necessário um amplo programa de ensino onde se propagasse desde o combate as drogas até o jogo com regras, limites, competição e respeito aos adversários e aos resultados.
O tempo passou e uma equipe multidisciplinar foi montada, muito mais por afinidade do que por consenso e responsabilidade dentro da própria área. Mesmo com tantos profissionais (matemática, biologia, pedagogia e artes além de educação física), uma estrela mantinha-se e brilhava sempre. Essa com semblante preocupado e consciencioso comandava, organizava e arrumava com carinho as atividades para participação dos alunos daquele colégio.
Mas a vida reserva surpresas. E uma dessas atingiu em cheio a velha e boa amiga professora. Que a partir de um determinado momento tinha como principal remédio a si próprio e toda a sua garra demonstrada anteriormente em seu processo de vida. Fraquejou muitas vezes, mas tentou se recuperar também muitas vezes. Agora a equipe multidisciplinar voltava com força e exclusividade para lutar pelo equilíbrio de vida da boa e grande amiga. Nesse contexto, também houve muitos que se tornaram intolerantes com a bela professora ou simplesmente se afastaram da mesma.
Contudo, por existir aqueles que se mantiveram fiéis e de alguma forma insistiam e exigiam, muitas vezes, para que a professora superasse sua própria depressão, os resultados pouco a pouco foram aparecendo.
Nos dias atuais a dedicada, exemplar e profissional conscienciosa voltou a realizar uma de suas atividades – a Gincana HMC 2009. A antiga equipe desfez-se, quer por transferência ou aposentadoria. E, uma nova equipe convergente e à procura de resultados para a formação de cidadãos críticos, infelizmente não se formou, ficando a expensas da querida colega todo o processo de preparação. E foi um verdadeiro sucesso. Faça saber, por uma questão de justiça, que houve quem ajudasse após a preparação, mas em relação a totalidade do trabalho o percentual foi ínfimo. E a estrela voltou a brilhar. Obrigado bom Deus pela sua existência e prova de que nunca abandonas os teus, mas que os carrega junto à sua infinita bondade e sapiência transcendente.
Ah! Todo problemático.
(Manoel Silva Filho)
Se partirmos do princípio de que cada ser humano é uma incógnita e que possui possibilidades infinitas de crescimento intelectual, entenderemos que muitos dos problemas que nos acometem, em muito, somos o próprio culpado. Isso porque temos uma tendência a ser o “coitadinho” ou necessitamos expressar força, quando na verdade não a temos.
Por isso, os problemas não possuem uma fórmula para resolvê-los, sejam simples ou complexos. Assim, faz-se necessário uma alta intelectualidade ou reunir-se a outros para, em conversas, tentar uma solução possível.
A partir disso, acho que ficou patente que não podemos e não somos ilhas. E por essa linha de pensamento, necessitamos de pessoas para que a nossa vida não só se enriqueça mas também tenha sentido e apoio nas piores horas de nossa existência.
Assim, obrigado por vocês - meus loucos e belos amigos e amigas, existirem. E por isso mesmo, hoje, mais recuperado, caminho para a felicidade com o peito aberto, a respiração ofegante, a pressa dos que querem recuperar o tempo perdido e com a certeza de que vocês existem e são mais que dádivas de Deus, são meus queridos amigos e amigas.