O papel do professor continua e continuará de suma importância para a universalização do conhecimento. Como saber é poder também o professor deverá se empoderar. Assim o papel do professor-educador está em conduzir, mediando as ações de aprendizagem para que ocorra a comunidade de alunos e ideias.
O compartilhamento e a aprendizagem, por sua vez, de forma colaborativa apropria o social ao individual. Neste caso o professor pesquisa junto com o aluno, problematiza e desafia-os através do exercitar da tecnologia, à qual os jovens aprendizes estão muito mais habituados, surgindo facilmente a interatividade.
A partir dessa quebra de campo restritivo o estudante cria mais e aprende a apreender com os demais e consigo próprio, gerando além do aumento da autoestima também a confiança em si própria.