Seguidores

19.3.09

Por que há necessidade da existência da figura feminina? Ou em outras palavras: por que existe a mulher?

(Manoel Silva Filho)
Se eu tivesse todas as respostas eu, com certeza eu seria uma mulher. Isso porque não há no mundo uma pessoa feminina que não tenha uma palavra de consolo, um conselho sábio e amigo, um colinho para um denguinho, um sorriso ou uma forma, trejeito ou brejeirice feminina e que não consiga desmontar ou convencer qualquer figura masculina.
Continuemos então. A mulher inicia a vida entre os seres vivos. E através de uma anomalia sua, o masculino surge. Contudo, a divisão entre o mundo masculino e o mundo feminino é nítida não apenas pela evidente diferença sexual. Mas pela própria complexidade de suas funções humanas e sociais. Isso sem levar em conta o imaginário poético.
Beleza, Terra, Vida e Alegria são palavras femininas. Também perda e tristeza. Olha a mulher de novo: a vida é contraditória e nós humanos necessitamos dos opostos para não cairmos em depressão. Porém, AMOR é um valor humano importante e uma palavra poderosa e masculina. Será? Preste atenção: quando a palavra é tão poderosa e masculina porque será que sempre associamos a figura feminina. Entenderam a não entender?
O mundo feminino não tem contornos, pois é amplo e crescente. O amor é amplo.
O mundo feminino não tem rigidez, pois não há no imaginário, pessoas que conseguem adaptar-se com mais facilidade às situações mais diversas e novas, do que a figura feminina. Mãe, a tua flexibilidade dilata o caminho para o surgimento de um novo ser.
O mundo feminino não é poético, pois o feminino é a própria poesia e não apenas e tão somente uma qualidade de ser poético.
O mundo feminino é feio, pois só os mais sensíveis, os mais puros e os mais iluminados conseguem viver com as diferenças que existem nesse mundo de Deus. O feio para o feminino é ter sempre uma visão de que é belo para outros.
O mundo feminino menstrua, tem TPM, pois essa hemorragia permite renovar o próprio berço em que cada um de nós nasce e ao mesmo tempo exige um determinado período, paciência e solidariedade masculina.
Mas não pense que não amazonas. E mais, são essas mulheres guerreiras que há muito lutam pela hegemonia de permitir que mulheres outras sejam - mulheres. Estas dignas de respeito, entendidas como uma autoridade celestial, de carinho, de destaque e de receberem tudo o que representa (ou deveria representar) para o homem o titulo de ser humano.

Feliz dia 8 de março! E olhe oito deitado ∞ é o símbolo matemático do infinito, da plenitude total. Sabidas né?
E você que não acha... melhor rever seus conceitos ou então ...... é problema seu.

12.3.09

A Educação É Já

 (Manoel Silva Filho)

Como é bom ser estudante
Em um Estado participante
Cheio de projetos mirabolantes
Que muda o percentual
Tornando única a educação estadual
 
Quem sou eu para questionar
Se está bom ou está ruim
Para falar ou pensar em educação
Me sinto até irrelevante e não participante
Diante de tantas cabeças pensantes
Me sinto um pobre professor
Diante de doutor nobre e importante.
 
Oh! Educação
[minha paixão]
Continuo ralando e lutando
Segurando uma bandeira e cada vez mais
Vou te amando e minha curta vida doando

Só não sei porque
É tão difícil Fazer-me entender
Sou simples, ágil, criativo e empolgado
Cidadão político, sociável e amável
Mas insistem em móvel tornar-me
Porque pensam no prédio da escola
Dizem que pensam no aluno
Implantam melhorias, travestidas de Freirianas
E tudo acaba na outra semana
E o responsável e causador
Só pode ser m móvel
Chamado professor.

A Educação é um processo
Que serve para todos atender
E não serve para se auto promover
Ou para o professor esquecer
Ou mandá-lo se... perder

E isso me faz ver 
Até quando penso e não escrevo
Me faço entender
Só não alcanço o poder
E aí... Adeus Saber.

Sai doutor entra pintor
Sai ista e entra sindicalista
Muda o sotaque, sai a brejeirice
E a Educação guiada por esses defensores
Só faz fingir e ferrar os professores.

Nesse meu pobre e surdo lamento
Que já avisaram: cuidado!
Isso pode tornar um tormento
E eu replico: mais?
Porque já sofro desde muito
Por não ter dinheiro
Muito pouco direito
Mais uma coisa 
Tenho orgulho e bato no peito
Tenho orgulho do que sou
Porque sou PROFESSOR
E, contudo isso
Sou um professor brasileiro