Seguidores

28.11.08

Ser Biólogo


"O óvulo estilizado, sendo fecundado, determina o princípio da vida. O óvulo tem o formato do planeta Terra e também lembra folhas, sugerindo a importância do verde ".
Dia Nacional do Biólogo: 3 de Setembro
Cor da Profissão: Azul
Pedra da Profissão: Água Marinha


RESOLUÇÃO Nº 3, DE 2 DE SETEMBRO DE 1997.
"Institui o Juramento Oficial do Biólogo, e dá outras providências".
O CONSELHO FEDERAL DE BIOLOGIA, Autarquia Federal, criada pela Lei nº. 6.684, de 03 de setembro de 1979, alterada pela Lei nº. 7.017, de 30 de agosto de 1982 e regulamentada pelo Decreto nº. 88.438, de 28 de junho de 1983, no uso de suas atribuições legais e regimentais, considerando a necessidade de padronizar os termos do Juramento proferido pelo biólogo, consoante o Código de Ética Profissional, resolve:

Art. 1º - Dar ao Juramento do Biólogo o seguinte enunciado:
"Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida estimulando o desenvolvimento Científico, Tecnológico e Humanístico com justiça e paz".

BIÓLOGO NÃO COME, DEGUSTA.
BIÓLOGO NÃO CHEIRA, OLFATA.
BIÓLOGO NÃO TOCA, TATEIA.
BIÓLOGO NÃO RESPIRA, QUEBRA CARBOIDRATOS.
BIÓLOGO NÃO TEM DEPRESSÃO, TEM DISFUNÇÃO DO HIPOTÁLAMO.
BIÓLOGO NÃO ADMIRA A NATUREZA, ANALISA ECOSSISTEMA.
BIÓLOGO NÃO ELOGIA, DESCREVE PROCESSOS.
BIÓLOGO NÃO TEM REFLEXOS, TEM MENSAGEM NEUROTRANSMITIDA INVOLUNTÁRIA.
BIÓLOGO NÃO FACILITA DISCUSSÕES, CATALISA SUBSTRATOS.
BIÓLOGO NÃO TRANSA, COPULA.
BIÓLOGO NÃO FALA, COORDENA VIBRAÇÕES NAS CORDAS VOCAIS.
BIÓLOGO NÃO PENSA, FAZ SINAPSES.
BIÓLOGO NÃO TOMA SUSTO, RECEBE REPOSTA GALVÂNICA INCOERENTE.
BIÓLOGO NÃO CHORA, PRODUZ SECREÇÕES LACRIMINAIS.
BIÓLOGO NÃO ESPERA RETORNO DE CHAMADAS, ESPERA FEEDBACKS.
BIÓLOGO NÃO SE APAIXONA, SOFRE REAÇÕES QUÍMICAS.
BIÓLOGO NÃO PERDE ENERGIA, GASTA ATP.
BIÓLOGO NÃO DIVIDE, FAZ MEIOSE.

BIÓLOGO NÃO FALECE, TEM MORTE HISTOLÓGICA.

"Um erro médico pode acabar com uma vida; um erro de um engenheiro pode acabar com várias vidas; um erro de um biólogo pode acabar com uma espécie."

A Luz e a Beleza

Esse pequeno texto tem direcionamento e direcionamentos. Na verdade não iria postá-lo. Mas, quem sou eu para discutir com a cegueira e com a luz? 

Em um  momento de reflexão e inspiração uma conclusão surgiu-me - um cego não precisa enxergar com seus olhos humanos. Pois, se assim o fizesse, só enxergaria trevas,  nada e vazio. Mas,  mesmo assim, ele enxerga. E não o faz com olhares de visão humana. Mas sim, através dos olhos da alma. Estes extremamente mais profundos e mais sensíveis ao tudo e ao nada. Com esses olhos da alma, o cego, enxerga a beleza na escuridão e o tudo, o nada e a luz.

Por outro lado, a beleza é cega aos olhos da própria beleza. Pois, neste caso, a beleza estará irradiando tanta luz que não haverá outra forma de enxergar-se. Neste ponto desaparece o tudo e surge o nada. Um nada repleto de pontos de luz. Mas o nada é o tudo em seu início de renascimento. Este pronto para renascer, renascer, renascer e renascer como se fosse uma Fênix. Mas, para isso necessita da luz, da cegueira, da beleza e da escuridão. 

E nessa reflexão chego a uma conclusão: eu sou feliz porque na minha cegueira encontrei a minha forma de enxergar além da visão dos olhos humanos em busca da luz, do nada, do tudo e da beleza. E  essa minha felicidade é devida a um fato: olhar com os olhos da alma é o puro poder da luz e da beleza, portanto, além de cigano sou um Fênix. Obrigado por você existir e iluminar o meu nada que nunca será o meu tudo, mas precisa de sua beleza.

20.11.08

Negro - 20 de novembro

Ser negro é olhar o HORIZONTE
   Ser negro é olhar PROFUNDAMENTE
    Ser negro é olhar UM DESTINO
     Ser negro é olhar INOCENTE
       Ser negro é olhar o REAL
Ser negro é olhar a HISTÓRIA
 Ser negro é olhar de RESISTÊNCIA
   Ser negro é olhar BREJEIRO
     Ser negro é olhar SENSUAL
       Ser negro é olhar do FUTURO
É ser acima de tudo guerreiro
 
Ser negro é olhar sedutor...
 da VIDA
   do AMOR
     da ALEGRIA
       da DESPEDIDA
          da DOR
            do SONHAR
              do PORVIR
da romântica vida que nem sempre sorrir

De em todos REUNIR
   Ser negro é SER
    É ter a raiz do SABER
      É ter permissão da VIDA
        De ser sem nunca TER SIDO
De ter sido mesmo o que nunca foi preterido.
  Mas SER NEGRO é apenas SER NEGRO
É SER FORTE, GUERREIRO E LIVRE.
É VIVER E SER UM ETERNO APRENDIZ
DE SER FELIZ!

18.11.08

Procurar

Minha vida anda uma tristeza.
Esqueci o que é feiúra ou beleza.
Não passa na minha estação
Nenhum trem nem indo nem vindo
Assim não tenho alegria na chegada
Muito menos tristeza na partida

O que fazer nesse momento?
Onde não encontro alento?
Talvez abrir-me sonolento
Em um despertar com tormento?
Ou melhor, recolher, meditar,
E de forma introspectiva
Ir para o momento do auto conhecimento.

Por encontro e desencontro
Cansei de ouvir lamentos
Pois a vida tem ranços
Como a ida, avanços.

Vou ao fim do mundo
Vasculhando o meu destino
Posso nada encontrar
Ou encontrar o caminho
Onde a beleza está sempre
Presente e a tristeza nunca
Em forma de lamento.

16.11.08

A Primeira Ninguém Esquece

 

Estou alegre, feliz e de bem com a vida.

Pela primeira vez, acho que tive mais acertos que erros nessa vida de Deus. E isso me faz particularmente feliz porque tenho aprendido com os erros e procurado novos erros. Não ria. É sério.

Se você leu desde o início, deve ter observado que, em momento algum, afirmei que não erraria mais. Muito pelo contrário. Mas, e a felicidade deve-se a que? Bom, pense um pouco. Se erro menos é porque aprendi mais. Daí a minha felicidade.

E posso afirmar que a primeira vez... ninguém esquece. E, por ser a primeira vez, se faz necessária alguma informação sobre a minha linha de pensamento.

Acho que a mais importante é o que quero com o blog. Esse blog me faz expôr pensamentos que pretendem ser pensamentos. Será uma viajem através da educação, da cultura, do lazer e do livre pensar. E o maior barato será o link entre o velho e o novo. Isso pela primeira vez é fantástico. Mais que isso é - ótimo, maravilhoso e magnífico.

Quando tu entrares e leres Vidas Mil procure entender que quero viver mil vidas em mil segundos e a cada segundo. A força do viver faz parte do meu próprio eu e é uma exigência da própria liberdade e do livre arbítrio de qualquer ser ou ente. E aqui me sinto livre e feliz por existir. E, só para registro, encontre um matemático para fazer essas contas de mil vidas, pois eu nem me atrevo a fazê-las. Viu como ter mil vidas é fácil e divertido?

Para um final de suspense quero registrar que o incentivo a estar nesse blog partiu de uma pessoinha que eu adoro. E para ela estou a preparar um material de arrepiar. Agora, não me apresse. Mas, de ante mão, posso afirmar que é fantástico porque a pessoinha é muito legal e fantástica também. 

Ai que saudade.

Estou saudosista.
Estive pensando na minha cidade de antes. Lembro-me da efervescente rua Chile com seu comércio movimentado, com loja de departamento, do barbeiro da esquina, dos alfaiates e seus cortes personalizados e das barracas de revistas. Também estou lembrado que o crescimento da cidade do Salvador retirou daquele lugar toda essa movimentação, restando uma tal de revitalização para voltar ao passado. Ledo engano. O que passou ... passou. No máximo uma "up". De qualquer sorte o que era bom pode voltar a ser bom ou até mesmo melhor. Afinal, em nome do progresso se faz milagres, inclusive ressurgir com nova embalagem e rotulando que está melhor que antes. Bom é concreto, luzes e ... e? Falta?
Claro que falta. Falta o calor humano, o renascer de um bom papo na esquina e risadas largas, além do sorvete da Cubana e da bela vista do Elevador Lacerda.
Mas Salvador não é apenas localizado no centro. Então, navegando em direção a uma localidade, antes considerada muito longe, hoje caminho para vários lugares, tomei um grande susto. Estou falando da Avenida Paralela.
Vixe mainha! No princípio, andava de nariz em pé, cheio de orgulho de ser nordestino e acima de tudo ser baiano - tínhamos a maior parte da Mata Atlântica.
Entretanto, como tudo humano, a relação espaço-tempo me faz parar e repensar. Antes Mata Atlântica, depois surgiram as Ocupações Sub Normais - a ocupação dos Pires (homenagem à esposa de um governador que após promessas e ser eleito, por motivos que não me cabe aqui julgar, abandonou o seu posto). Algum tempo depois surge a Alfavile, mais um empreendimento de altíssimo luxo e qualidade tecnológica. Nesse momento foi interessante observar que de um lado o alfavile e do outro o alfavela. A diferença era visível. A alta estrutura tecnológica com a ocupação de muitos metros quadrados contrapondo-se as construções que, à semelhança dos mulçumanos, deixavam pequenos espaços para trânsito e muitas edificações com sobrado. Bem, mais o tempo passou, e hoje vários monumentos ao progresso foram erguidos em nome do próprio progresso da cidade.
Aqui cabe uma pergunta: Por que o progresso humano destroe tanto e não são observadas as suas conseqüências? Essa é uma pergunta com várias respostas e muitos fundamentalistas para explicar. Daí eu prefiro ter saudades. Porque ao cotrário de refazer concreto e redesenhar com luzes multicoloridas, a natureza, quando sofre danos é irreversível. Então vamos lá:
Ai que saudade que tenho de tudo que poderia nos dar felicidade, alegria e coexistência com outras diversas espécies. Ai que saudade que tenho do tempo do vintém e do escambro, onde se vivia com fartura e não com a tortura de uma consciência pesada. Ai que saudade que tenho de ser um simples ser humano integrado a tudo de belo e majestoso. Ai que saudade que tenho do povo na rua gritando pelos seus direitos, respeitando os direitos. Ai que saudade que tenho de uma juventude que discutia Sócrates, Manoel Bandeira, o movimento Hip Hop e o Rock, porque muito se procura melhorar a partir de discussão.
Mais ainda há esperança. Eu acredito na beleza de aprender mesmo com a dureza de sentir na pele todo esse processo de destruição descabida e gananciosa.
Ai Salvador continuo te amando, não pela sua estética desengonçada ou pelas suas belezas, mas porque somos uma cidade negra e de resistência a opressão daqueles cuja beleza não passa de um copo de bebida, olhando o nada como forma de vida.