Seguidores

18.10.16

História sem História

   Manoel S. Filho
Mesmo tendo autores que insistem no aspecto da questão social, a ideologia da miscigenação democrática é um produto recente da chamada História do Brasil. A princípio o negro não existia enquanto cidadão, tratando-se apenas de uma peça com valor comercial. Fato este mudado a partir da abolição da escravatura e com os primeiros estudos sobre os negros que se iniciaram com Nina Rodrigues. Mesmo assim, a busca da identidade era feita por uma linguagem que exprimia a realidade social de um certo momento histórico.
   Dessa maneira, no O Guarani, movimento romântico, há uma preocupação com a fusão do índio (idealizado) com o branco, deixando de lado o negro, que naquele momento era identificado apenas como força de trabalho. E, como tal, destituído integralmente da realidade de cidadania. O tempo passou. E mesmo após a abolição a escravidão continuou por força de leis que privilegiava apenas alguns. Muitas lutas depois e muitas vidas ceifadas no decorrer dessa sangrenta história, surge o poder paralelo. Este poder que é extremamente perigoso é formado por muitos miscigenados e não miscigenados. E a conclusão final é sempre a mesma: Espaço social que não é ocupado pelo Estado, buscando harmonia, justiça e igualdade para todos, há quem ocupe e de maneira muito rápida. Brasil ame-o ou deixe-o. E ninguém o deixou. Ainda há esperança.

3.9.16

Dia do Biólogo

(Manoel Silva Filho)
   Estamos no dia 3 de setembro de 2016. Todos os anos essa data é constante no nosso calendário. Em uma primeira visão, apenas mais um dia, que cairá em todos os dias semanais de acordo com o passar dos anos. Então qual a importância desta data? O que representa de tão importante, já que existem tantas outras? 
   É no dia 3 de setembro que se comemora o dia do Biólogo. De acordo com sua etimologia - o que estuda a vida. Contudo, nos dias atuais, vai-se além do observar e relatar hábitats, comportamentos e formas morfológicas dos seres vivos. Hoje estamos em todos os níveis de pesquisa ativa no Brasil e com parceiras valiosíssimas com outros países e em vários continentes.
   Aparentemente parece uma profissão sem riscos e cômoda.   Mas não o é. Somos alvo de várias forças, geralmente econômica e corporativista, e algumas baixas tivemos, com não apenas perdas ecológicas, mas do próprio profissional de Biologia. Avançamos muito em nossas lutas, tivemos conquistas importantes em todos os ambiente naturais e sociais. Mas tivemos retrocessos em nome do "bem estar" de uma sociedade, que se mostra ignorante e sem criticidade dos fatos. E, com isto, dificultando e menosprezando as atividades que buscam preservar ou dar consciência ecológica, para uma harmonia e equilíbrio em um mundo auto sustentável.
   Enfim, estamos na luta de muitos, com a força de poucos e obviamente às bênção do nosso bom Deus. E que Ele tenha piedade de nós.

27.5.16

Oi, voltamos!

(Manoel Silva Filho)
    Vamos retornar ao nosso blog. Agora um pouco mais velho, experiente e com as mesmas características de uma criança traquina. Mas o que é mesmo ser criança? Para mim, ser criança nada mais é do que andar em cavalinhos de ventos; brincar de índio, xerife e bandido; correr, correr e correr muito mais; brincar de lanternas de latinhas; de carrinhos de latas de leite; não posso esquecer de chicotinho queimado, da passagem do anel, da ciranda-cirandinha, da roda de dança; do trepar em araçazeiro ou qualquer outra planta; do fura pé; do peão de madeira feito à mão, do jogo de tampinhas, de gude e de bola; do ping pong, basquete, frescobol e tantos outros que poderia escrever sem parar e por um longo período. Ah! ser criança. Não tem coisa mais gostosa.
     Mas crianças crescem, amadurecem e se tornam pessoas completamente diferentes do seu início de vida. Talvez porque devamos aprender a correr e a andar um passo por vez. Com isto e com essa mudança radical tenhamos a oportunidade de descansar sobre nossas saudades e pensamentos, buscando não mais a explicação do porquê vivemos, mas de valorizar o porquê da vida. Valorizar as belezas, as alegrias, o prazer e seus antagônicos. No final tudo é poesia e nos leva a emoções que, por vezes, não achamos que seríamos capazes de ter. Mas o inimaginável mesmo é ter o próximo como amigo, companheiro e confidente. E isto só acontece porque sabemos, em alguma parte da nossa vida, ser o que somos seres humanos, capazes de recomeçar e de aprender eternamente. Enfim, obrigado por sua paciência e vamos tentar nos deleitar em nossas novas leituras.