Seguidores

29.1.20

Era da informação

   Iniciamos uma era de aprendizagem com mudanças profundas no comportamento das pessoas. Essa era vem mudando com uso intensivo das novas tecnologias da informação. Assim pode-se dizer que há variações na mudança. Iniciamos como a era da aprendizagem que no momento seguinte torna-se a era da informação que gera a erado conhecimento.
    Neste século as pessoas precisam conhecer, saber as realidades, vivenciando tudo como espaços pedagógicos. O cidadão do século XXI não tem medo de ousar e aprende junto com outros cidadãos. Com isso o fenômeno da aproximação entre pessoas mudou. O que antes era contextualizado, hoje é ampliada, mais integrada e consegue mudar as visões de mundo. Na educação muda o currículo e passa-se a ter o web-currículo e as experiências aluno-professor.
    Contudo as pessoas têm que aprender não só a ter infinitos contatos como conviver com múltiplas informações. Mas é importante salientar que cada pessoa deverá saber o que escolher para existir em um mundo cada vez mais tecnológico.

A educação do cidadão

   Na atualidade a educação do cidadão não pode estar fora de um tempo-espaço, em um mundo centrado na informação digitalizada. E, por isso, se a escola não incluir as TIC na educação formal das gerações futuras, então seu objetivo não é formar cidadãos, mas excluí-los socialmente.
    E para uma inclusão do cidadão na chamada era de informação, há de se encarar múltiplos desafios. Fato comprovado quando constata que não dispomos, até o presente momento, de recursos tecnológicos suficientes, e, por vezes necessários, para utilização frequente e racional das TIC. Assim, há de se pensar em investimentos pesados, urgentes e ágeis, por parte do Estado brasileiro (Federal, Estadual e Municipal), para contratação de pessoal quanto para ter-se infraestruturas adequadas e sérias nas unidades escolares.
    No caso específico, mas não ímpar, qualquer possibilidade de implantação da TIC passa pela revisão de ações e do seu papel no aperfeiçoamento da prática educativa da unidade escolar. Dessa maneira, a escola, necessita de uma análise sobre seus conceitos didáticos-metodológicos, na busca de uma educação pedagógica ao atual momento, buscando a função transformadora e cidadã tão almejada por todos.
    Além disso, torna-se urgente buscar novos projetos, emergentes das necessidades e interesses dos principais responsáveis pela educação, transformando a realidade escolar, utilizando as TIC como um recurso de aprimoramento e motivacional do conhecimento.



Viajando pela memória coletiva

    O que fica do passado, de experiências dos grupos e como os grupos lidam com o passado é a definição da Memória Coletiva. A sociedade de memória oral é diferente da memória escrita.
    A memória coletiva é característica dos povos sem escrita, devido a homogeneidade que caracteriza estas estas sociedades.
   Sociedades com escrita tem dentro de uma mesma coletividade diferenças que não as descaracterizam enquanto grupo, mas que lidam de forma diversa com o passado.
    O aparecimento da escrita está ligado a uma profunda transformação da memória coletiva permitindo a ele um duplo progresso, o desenvolvimento de duas formas de memória, A primeira é a comemoração, a celebração através de um monumento comemorativo de um acontecimento que todo documento tem em si um caráter de monumento além de não existir memória coletiva bruta.

28.1.20

Cognição e Tecnologia

    As chamadas tecnologias intelectuais exteriorizam e ratificam uma função cognitiva, uma atividade intelectual/mental, permitindo a reorganização do pensar em seu conjunto. Assim as mídias como tecnologias intelectuais são potencializadoras do processo de produção de conhecimento. Entretanto, a fala e a escrita e o texto impresso são tecnologias fundamentais para a Educação porque o processo de inclusão digital do avanço educacional, social, político e econômico no país.
    Segundo Rondelli, a inclusão digital deve ser compreendida como a aprendizagem necessária ao indivíduo para interagir e circular no mundo das mídias digitais como consumidor e produtor de conteúdos e processos.
    A partir desse contexto a universalização das tecnologias abriu caminhos para formar um novo ser humano e dessa forma um novo mundo a ser formado e por pessoas com alta potencialidade intelectual.





Informação e Escolas

    O ser humano é um animal social e, como tal, necessita de comunicar-se com outros semelhantes seus e, a partir disso, compartilhar suas experiências e emoções. Também, o ser humano, necessita expressar seus medos, perigos expostos, alegrias, conquistas e os sentimentos.
    Assim, movido por essas necessidades existenciais, o ser humano primitivo registrou nas paredes das cavernas suas atividades de sucesso e fracasso em suas caçadas, crenças e visões de futuro, tornando-se uma das formas de registro da história da humanidade. Com essa linguagem dominada, o ser humano apropriou-se de mais e mais conhecimentos e deu início a outra forma de linguagem- a escrita. Esta contribuiu e muito para a comunicação e para o acesso a informação.
    No decorrer do tempo, a necessidade de comunicação atuou como uma aceleradora do desenvolvimento de tecnologias, que promovem sistemas de comunicação mais amplos, entendendo nossos limites naturais e possibilitando acesso a novos conhecimentos e informações de difíceis de serem difundidos. E nesse contexto são inseridas as tecnologias na sociedade, incluindo-se a aplicada a Educação.
    Tecnologia é um processo criativo através do qual o ser humano utiliza-se de recursos materiais e imateriais ou os cria a partir do disponível na natureza e no seu contexto vivencial, a fim de encontrar respostas para os problemas de seu próprio contexto, superando-os. Por essa premissa podemos entender que a tecnologia é tudo que o ser humano cria para atender às suas necessidades e à evolução da própria raça humana, sendo um processo produtivo, criativo e transformativo. É a tecnologia técnica que tem a ver com arte, criação, intervenção humana e com transformação.
    Direcionada para a Educação, algumas tecnologias como a oralidade, a escrita e as tecnologias digitais e telemáticas afetam a humanidade. A oralidade e a escrita influenciam na prática pedagógica que ainda estão centrada na oralidade. Contudo as tecnologias digitais e telemáticas possibilitam uma transformação no processo das práticas pedagógicas, porque fazem uso do áudio e vídeo, ´potencializando o oral em conjunto com a imagem.
    Enfim, a tecnologia refere-se a tudo aquilo que o ser humano criou ou que lhe dá prazer e é um recurso que pode mediar a própria prática didático-pedagógica.
    
    
    

TIC-TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

    Quem pensou em se livrar de muita coisa na sua vida pessoal no início do século XXI, apenas substituiu por novas, principalmente quando o assunto é a tecnologia da comunicação. Imaginemos por um instante computadores pessoais e seus periféricos: impressoras, webcams, leitores e gravadores de CD, DVD e dispositivos de armazenamento como pendrive e cartão de memória; some-se ainda telefones celulares, TV a cabo por antena parabólica, TV e rádio digital.
    Também se veja produzindo em teleconferências, blogs, tecnologias de acesso remoto (wi fi), etc.
    Dessa coleção de opções emergem novas tecnologias, estímulos e respostas. Diferentes estímulos podem atuar sobre distintas áreas cerebrais e, por consequência, influenciar nas percepções e emoções do indivíduo.
    Partindo-se do princípio de que a motivação é requisito para o aprendizado, veículos como internet, softwares e a realidade virtual acenam com muitas possibilidades.

Recursos tecnológicos: nossa fronteira inicial do século XXI

    O que significa a palavra mídia?
    É o meio ou vínculo de comunicação, que engloba os meios impressos, o cinema, os eletrônicos e eletrônico-digital. Quando impressos, estamos falando de livros, manuais, jornais, revistas, outdoors, panfletos, cartazes, encartes e a mala direita; quando cinema, foto mecânico ou eletrodigital - internet, além do telefone e correio convencional.
    No século XXI, vivemos uma época marcada pela abundância de recursos tecnológicos, que, por sua vez, disponibiliza várias quantidades de informações a custos baixos. Paralelamente crescem os canais de comunicação, tais como: TV, celular, e-mail e redes sociais, facilitando e ampliando a comunicação entre pessoas em qualquer lugar do planeta Terra.
    A maioria das tecnologias de informação e comunicação, conhecidas como TIC's, são tecnologias voltadas para a informação e comunicação, a partir das necessidades da década de 70. Essas TIC's disponibilizaram, em larga escala, conteúdo digitalizados e com facilidade de acesso, através de redes de comunicação nem sempre mediadas por computadores.
    Os conteúdos por estarem digitalizados facilitaram a manipulação, reprodução e distribuição desses conteúdos a um número cada vez maior de indivíduos. Um exemplo muito marcante é o celular com sua capacidade ampliada para envio de fotos, textos, vídeos e áudios. Com isso surge a sociedade da informação ou do conhecimento, e por ter se tornado uma sociedade globalizada e altamente técnica, tornou-se também uma sociedade dependente da circulação e do conhecimento. E isso foi possível por causa do desenvolvimento tecnológico propiciado pela microeletrônica, informática, redes e novas tecnologias.
    Enfim, hoje é extremamente difícil não ver o ser humano utilizando os recursos tecnológicos em sua vida pessoal ou profissional.
    



Geração digital

    Estamos em um novo século e não podemos ignorar que com ele vem a geração digital. Com a universalização das vias digitais a geração digital usa a fluência da tecnologia em seu dia a dia e de forma muito habilidosa.
    É inegável que a integração da Internet com o celular, passou a ser uma ferramenta importante na vida cotidiana e nas salas de aulas.
   Nas salas de aula observa-se que os estudantes formam grupos entre eles próprios e são capazes de elaborarem textos colaborativos, vídeos, fazem blogs e se apresentam para o mundo digital de forma muito criativa e competente.
 O passo importante em Centro Educacionais é a necessidade de laboratórios de informática incorporado ao Projeto Pedagógico, tornando-se um espaço de pesquisa, de produção, de criar blog ou roteiro.
    Por outro lado, a relação dos professores com os novos meios deve ser participativa, democrática e voluntária.
   Enfim, cabe lembrar que a Educação a Distância é real, irreversível em seu desenvolvimento e tem função de diálogo dos processos interativos e deverá ser explorada ao máximo nos anos vindouros.

Projeto Grande Sertão Veredas

    Elaborou-se um vídeo com uma das grandes obras de Guimarães Rosa - Grande Sertão Veredas.
    Para tanto, a sequência didática foi iniciada em uma reunião onde foram colocadas as impressões sobre a obra, a partir de pesquisa solicitada antecipadamente. A seguir assistido um vídeo sobre Grande Sertão Veredas, parte 1, com Maria Betânia.
    Agora, com informações compartilhadas, ampliou-se o processo para pesquisa, visando contextualizar o momento histórico e literário. Posteriormente voltou-se a reunião de saberes adquiridos. os grupos previamente separados apresentaram através de slides com trechos, suas anotações e resultados de pesquisas. Seguindo, foram apresentados também seminários em grupos.
    Prosseguindo, foi solicitado um roteiro para um filme. Organizados, filmaram e gravaram DVD, culminando com a apresentação do filme através do projetor. Tendo como público os estudantes da própria turma.
   Importante salientar que as redes sociais, celulares e máquinas digitais foram instrumentos muito enriquecedores.

24.1.20

Depressão é sem Internet

    Em um dos momentos de parar e usar uma hipótese me venho a ideia de que o novo ser humano do século XXI está com problemas. E problemas muito sérios em função da imensa quantidade de informações disponíveis e que não são muito bem apropriadas por esses seres humanos da atualidade.
    Hoje tem-se dúvidas e consulta a rede de computadores mundiais em busca de uma resposta à sua dúvida. Entretanto assim como se tem respostas sérias e embasadas cientificamente, existem muitas que não tem valor algum e com erros visíveis para uns e não para outros.
    Como é um dos muitos tipos de modismo grande quantidade de seres humanos vão repetindo as ações de uns ou de outros. Mas, como todo movimento repetitivo pode causar doenças e que podem ser graves, devendo ser cirurgiadas.
    O importante é que devemos ter em mente que mais importante do que seguir quaisquer tipos de modismo, devemos buscar o conhecimento necessário para que se possa fazer a escolha mais adequada e de acordo com as suas necessidades.
    Isso nos remete a pensar o porquê de termos anos escolares com assuntos complexos a cada um deles. O motivo é simples: devemos saber o que estamos fazendo e quais riscos podemos correr. E riscos de quaisquer ordem.
    Na prática o recomendado para aquele que tem dúvidas ou se não sabe ao certo é acrescentar o que vale apenas acrescentar, para com isso ter um resultado no mínimo esperado. Contudo se há necessidade de respostas sempre é bom consultar quem realmente está embasado da resposta.

Reflexões

    Muitas são as reflexões sobre a Educação. Uma delas está ligada a modalidade da Educação Integral. Esta Educação que, no decorrer de várias experiências nos campos profissionais e escolares, procurava o entendimento sobre o assunto, tinha um ponto convergente - a formação do professor para esse tipo específico de Educação.
    No Brasil, com a amplitude da concepção de educação, esta se tornou uma discussão que incluía ações integralistas brasileiras através dos políticos conservadores e os chamados anarquistas com ações que deveriam voltarem-se com a Educação Emancipadora..
    Seja como for é importante que a Educação Integral esteja voltada para uma abordagem político-filosófica, visando ao sujeito - educando, a liberdade de posicionamento e pensamento. Esses com vários direcionamentos e respeitando a diversidade. Com isso acredito no pleno desenvolvimento do ser humano.