Iniciamos uma era de aprendizagem com mudanças profundas no comportamento das pessoas. Essa era vem mudando com uso intensivo das novas tecnologias da informação. Assim pode-se dizer que há variações na mudança. Iniciamos como a era da aprendizagem que no momento seguinte torna-se a era da informação que gera a erado conhecimento.
Neste século as pessoas precisam conhecer, saber as realidades, vivenciando tudo como espaços pedagógicos. O cidadão do século XXI não tem medo de ousar e aprende junto com outros cidadãos. Com isso o fenômeno da aproximação entre pessoas mudou. O que antes era contextualizado, hoje é ampliada, mais integrada e consegue mudar as visões de mundo. Na educação muda o currículo e passa-se a ter o web-currículo e as experiências aluno-professor.
Contudo as pessoas têm que aprender não só a ter infinitos contatos como conviver com múltiplas informações. Mas é importante salientar que cada pessoa deverá saber o que escolher para existir em um mundo cada vez mais tecnológico.