Seguidores

3.9.16

Dia do Biólogo

(Manoel Silva Filho)
   Estamos no dia 3 de setembro de 2016. Todos os anos essa data é constante no nosso calendário. Em uma primeira visão, apenas mais um dia, que cairá em todos os dias semanais de acordo com o passar dos anos. Então qual a importância desta data? O que representa de tão importante, já que existem tantas outras? 
   É no dia 3 de setembro que se comemora o dia do Biólogo. De acordo com sua etimologia - o que estuda a vida. Contudo, nos dias atuais, vai-se além do observar e relatar hábitats, comportamentos e formas morfológicas dos seres vivos. Hoje estamos em todos os níveis de pesquisa ativa no Brasil e com parceiras valiosíssimas com outros países e em vários continentes.
   Aparentemente parece uma profissão sem riscos e cômoda.   Mas não o é. Somos alvo de várias forças, geralmente econômica e corporativista, e algumas baixas tivemos, com não apenas perdas ecológicas, mas do próprio profissional de Biologia. Avançamos muito em nossas lutas, tivemos conquistas importantes em todos os ambiente naturais e sociais. Mas tivemos retrocessos em nome do "bem estar" de uma sociedade, que se mostra ignorante e sem criticidade dos fatos. E, com isto, dificultando e menosprezando as atividades que buscam preservar ou dar consciência ecológica, para uma harmonia e equilíbrio em um mundo auto sustentável.
   Enfim, estamos na luta de muitos, com a força de poucos e obviamente às bênção do nosso bom Deus. E que Ele tenha piedade de nós.