A escola é um lugar onde podemos passar a nos compreender como parte de um mundo. A escola também é reconhecida pelos marcos legais como um espaço para a formação de um sujeito crítico, solidário e consciente de seus direitos e de seus deveres. Portanto, é um espaço que privilegia a defesa e promove a educação "em" e "para" os direitos humanos. E é nesse espaço escolar que se articulam práticas pedagógicas e convivência comunitária. Assim atuando, a escola ao assumir essa função social, contribui para a construção de uma cultura de respeito, dignidade e justiça, tornando-se um território não só de equidade, mas também inclusivo. Nas diversas ferramentas neste microcredencial, ficou claro que aprender sobre direitos humanos é que propicia aprender sobre o mundo e constrói nossa identidade, quando pessoas vão se perceber como sujeitos de direitos e irão reconhecer os outros como sujeitos de direitos. Também os estudos nesta credencial me remeteu a compreender que a educação em direitos humanos deve ser transversal e integrada ao currículo, buscando a valorização da diversidade e a participação democrática. Isso ártindo de conhecimentos adquiridos sobre diretrizes internacionais e brasileiras. Contudo, valorizei esta microcredencial também por adquirir habilidade de planejamento curricular flexível, desenvolver práticas pedagógicas participativas e consolidar experiências que vão além da punição, transformando em experiências que promovam o diálogo e a mediação do conflito. Enfim, levo na bagagem a capacidade de transformar o dia-a-dia de uma escola em um ambiente de defesa dos direitos humanos.