Seguidores
20.2.09
A vida
A vida ... bela vida
Quando bem vivida
Dispensa a sobrevida
Alegria, amor e vida
Um trio que não se divide
Quando um ou outro falta
É hora da despedida.
A liberdade é exigida
A tristeza é excluída
O amor é o tudo
E, no disse-me-disse
Todos querem ser felizes
Não rimando o amor
Com outra palavra – a dor
Para uma vida boa
Não fique triste
Veja a beleza que existe
Na linha do equador
Esqueça as picuinhas
As doenças, os problemas.
Mas nunca deixe ir-se
O belo sentimento do amor
Sem solução
(Manoel Silva Filho)
Pensei, pensei e tornei a pensar
Olhei, olhei e tornei a olhar
Cantei, cantei e voltei a cantar
Sorri, sorri e voltei a rir
O belo é belo e não há de mudar
Até mesmo quando você discordar
O belo será belo para alguém
Experiente pensar, sentir ou olhar
O belo é eterno é só olhar
Flores são verdadeiros símbolos,
Flores são sempre insubstituíveis
Flores são lindas, coloridas.
Flores derramam lágrimas
Mas, mesmo na tristeza são
[ insubstituíveis ]
Coração é sinônimo de flores
Flores são sinônimo de coração
Um representa, o outro demonstra
Qual deles? Você aponta.
Flor e coração fazem rima
Sem sentido, mas pura emoção
Pois tanto um como outro
Representam, simbolizam e rimam
Com aquilo que sinto por ti
Amor ....amor ..... amor.... amor
Um caso sem solução
A tudo peço perdão
Pois a ti devoto e só a ti
O amor possível e único
Existente dentro do meu coração
FELIZ ANO NOVO
Para você,
Desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.
Para você,
Desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder te emocionar.
Para você neste novo ano,
desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
que sua família esteja mais unida,
que sua vida seja bem melhor vivida.
Gostaria de lhe desejar tantas coisas,
mas nada seria suficiente para
repassar o que realmente desejo a você.
Então,
desejo apenas que você tenha muitos desejos, (desejos grandes),
que eles possam te mover a cada minuto
ao rumo da sua FELICIDADE!
Que Deus abençoe a sua vida,
que Ele coloque suas mãos poderosas em sua cabeça,
e distribua muitos pensamentos bons...
Feliz vida Nova!
Feliz Ano Novo!
18.2.09
A Escuridão da Luz
Em algum momento na nossa vida, pessoas precisam daquele ou daquela outra pessoa considerada sua amiga. E isso aconteceu comigo. Para registrar escrevi o que segue abaixo.
Por mais que não a queiram enxergar, eu sempre a deslumbro adiante do seu tempo. És inteligente, sensível, sensata, fiel, amiga e com um olhar que passa do cérebro para o coração e projeta-se no horizonte distante e além do ponto de vista simples e puro dos mortais. És tão luz que a confundo com os raios solares. E estes às vezes tornam-se escuros diante de ti. Precisamos de você minha guerreira alada. Para que as tuas asas possam elevar-nos a um patamar superior bem junto Daquele que a elegeu para ser como você o é. Obrigado por você existir, estar viva entre nós, além de ser um privilégio e uma imensa honra, é uma incomensurável satisfação e bênção divina. E para terminar uma lembrança minha em forma de verso para eternizá-la e homenageá-la.
O Sol pela janela
Ao penetrar em um
Quarto escuro, ilumina
Os pequenos cantos.
Tão forte por mais que
Queira não conseguirá
Iluminar um cantinho
Que permanecerá escurinho
Porém por poucos percebida
Ela brilha com a luz que
Outros pontos irradia.
A primeira vista parece
Ser infeliz e triste, contudo,
Ela não pede, nem mendiga
Apenas transmite de volta.
Com fulgor e intensidade
Aquilo que melhor a identifica
Luz, brilho, alegria e beleza.
A Vida, a bola e a utopia.
Todo ano é ano. Entretanto, nenhum ano é igual àquele que passou. Assim, alguns anos são duros, difíceis e cheios de problemas. Já outros são alegres, felizes e cheios de realizações.
Contudo, problemas existem. E alguns, por sua vez, são difíceis de conviver e impossíveis de se controlar.
Independente de ano bom ou difícil, a vida, o ano e a sua seqüência não vão privilegiar os que sucumbiram na luta. Por isso é importante a manutenção das lutas e do entendimento de que o que sabemos pode nos cegar para uma verdade simples e pura.
Verdade essa que pode ter signos que direcionam para a realidade. Realidade essa que apenas os mais carentes conhecem. E por conhecerem lutam para transformá-la.
Nesse processo de transformação existem os direitos e os deveres a que cada um tem que se submeter ou transgredir. A consciência de ambos é que formatará as mesmices, dando lugar a indivíduos cidadãos, responsáveis e cumpridores de suas obrigações.
Contudo, para atingir-se a esses objetivos faz-se necessário uma cumplicidade, quando em nível escolar, entre todos os servidores e servidoras, quer administrativos, gestores ou professoras e professores e também entre alunos e alunas e a comunidade como um todo.
Como um professor que possui seus sonhos e que os procura realizar sou testemunha de que o Colégio Zumbi dos Palmares poderá e será a realização de muitas utopias.
E isso foi comprovado ao observar o talento, a dedicação e o prazer da comunidade escolar no projeto multidisciplinar cujo tema gerador foi o Meio Ambiente, motivo de orgulho e de um renascer da força de um povo que cresce pelas mudanças que o país vem sofrendo.
Mas, sonho que se sonha só são apenas sonhos. Também foi possível verificar que houve professores e professoras que sonharam mais longamente. E por isso, também tiveram a oportunidade não só de se realizarem como também sentir o sonho transformando-se em realidade.
Obrigado a todos que seguraram a bandeira da Educação sem o receio de serem professores e formadores da massa humana, que a depender do molde, serão seres humanos ou cidadãos do mundo ou cidadãos planetários.
E, nesse momento de reflexão, um presente de um dos grandes e fabulosos mestres humanos Albert Einstein. Que passo a vocês para analisar a bola, a vida e a utopia.
"A vida é como jogar uma bola na parede:
Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;
Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;
Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca;
Se a bola for jogada com força, ela voltará com força;
Por isso nunca "jogue uma bola na vida" de forma que
você não esteja pronto a recebê-la.
A vida não dá nem empresta:
Não se comove nem se apieda.
Tudo quanto ela faz é retribuir e
transferir aquilo que nós lhe oferecemos"
Obrigado Mestra, Obrigado Professor fotógrafo, Obrigado Professora que transforma suas emoções em pura poesia, Obrigado Professor DJ, Obrigado Vice Gestora, Obrigado Gestora, Obrigado Seguranças, Obrigado Turma do Rango, Obrigado à turma deixa que eu arrume, Obrigado ao Professor e ao seu sincronizado toque de berimbau, Obrigado Mestre e Capoeiristas, Obrigado a Professora e ao Professor que apoiou e claro:
OBRIGADO A TURMA DO SEGMENTO B - QUE MOSTROU SER REALMENTE A TROPA DE ELITE CIDADÃ DO ZUMBI. É ISSO AÍ GAROTADA!
OBRIGADO AOS ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNCAMENTAL I - CICLO I e II
OBRIGADO AOS ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 5ª, 6ª, 7ª E 8ª SÉRIES.
Obrigado ao DEUS que me permitiu o privilégio de ver uma "bola-vida" que se transformará e dará bons e maravilhosos seres humanos.
Orgulho e emoção para a comunidade ZUMBI DOS PALMARES.
Axé (Dezembro de 2007)