Seguidores

27.11.21

OMICRON: A NOVA VARIANTE DO CORONAVÍRUS

(Profº. Manoel Filho)

    

 

A variante omicron (antes chamada de B.1.1.529) foi detectada na África do Sul nos últimos dias e chamou a atenção dos cientistas pela quantidade e pela variedade de mutações, algumas delas inéditas.

A classificação "variante de preocupação" é a adotada pela OMS para descrever as variações do coronavírus que oferecem mais risco à saúde pública — e a mesma usada para descrever a delta, gamma, alpha e beta.

A OMS também destacou que "a variante tem um alto número de mutações, algumas das quais preocupantes".

"O número de casos parece estar aumentando em todas as províncias da África do Sul." Segundo a OMS, os testes existentes de detecção da covid-19 são capazes de detectar a Ômicron.

Contudo, existe o temor na comunidade científica de que a variante possa ser "a pior já existente", embora haja poucas informações disponíveis até o momento — a OMS afirmou que levará semanas para analisar em detalhes a nova variante.

Em termos práticos, isso significa não só mais infecções, o que aumenta consequentemente as hospitalizações e mortes, mas a possibilidade de que as vacinas disponíveis hoje possam ser menos eficazes contra ela.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que o governo adote restrições para voos e viajantes vindos da África do Sul e cinco países vizinhos — Botsuana, Suazilândia (Essuatíni), Lesoto, Namíbia e Zimbábue. Horas depois, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, escreveu no Twitter que restrições a passageiros vindos destes países entrarão em vigor a partir de segunda-feira (29).

Vírus fazem cópias de si mesmos para se reproduzir, mas não são perfeitos nisso. Erros podem acontecer, resultando em uma nova versão ou "variante".

Se isso der ao vírus uma vantagem de sobrevivência, a nova versão prosperará. As vacinas foram desenvolvidas mirando a cepa original do coronavírus, registrada inicialmente em Wuhan, na China.

Fonte:

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59421854?xtor=AL-73-[partner]-[em.com.br]-[link]-[brazil]-[bizdev]-[isapi]

 

 

Coronavírus: preocupação com os protocolos

(Profº. Manoel Filho)

     Ainda na Escola Estadual Raul, a preocupação com a pandemia foi muito intensa. Projetos foram criados com o objetivo principal de prevenção, uma vez que, as aulas presenciais retornaram e as salas tenderam a serem ocupadas com muitos estudantes. 

    Projetos que tiveram como culminância a prevenção no turno diurno:

1- Uma pequena revista com informações

COVID -19:

· Surgimento,  sintomas, transmissão, fatores de risco e prevenção


2- Resultados de pesquisas.




 

 

 

Projeto Negritude Baiana

(Profº Manoel Filho) 

    O turno noturno da Escola Estadual Raul Sá está se dedicando ao Projeto Negritude Baiana. Um projeto que busca resgatar a cultura baiana e ampliar o patrimônio cultural dos seus estudantes. tudo parte da formação de cidadãos críticos e participantes em uma sociedade desigual e injusta.
    A primeira fase foi a de sensibilização. Nesta fase, as professoras focaram em palestras sobre os diversos temas previamente escolhidos. Ressalte-se também a presença de palestrantes. No primeiro dia, apresentou-se o Projeto Negritude Baiana e seguiu-se uma reflexão sobre o tema 13 de maio e 20 de novembro. Nos demais dias os temas foram variados e não menos proveitosos e enriquecedores: Roda de Conversa - O preto e suas aspirações em um país desigual; Auto estima em prosa e verso; Contribuição Africana ao longo do processo de construção do país, A importância da arte africana na cultura baiana.
    Alunas devidamente estimuladas agora cabe a elas participar de mais uma iniciativa onde a aprendizagem de maneira lúdica é o foco. para um cidadão mais esclarecido e "antenado" na atual sociedade.






















E os nossos Colaboradores que diversas formas nos ajudou a passar as informações tão preciosas para resgate da ancestralidade. Obrigado Contra-mestre Sinho, França e Edy Ragami.










Novembro Negro: resgate de humanização

(Profº Manoel Filho( 

    O mes de novembro é chamado de Novembro Negro. Momento de reflexão sobre as novas formas de racismo, escravização, injustiça social e pobreza em um país rico. A Escola Estadual Raul Sá não poderia ausentar-se desse debate social e de importância extrema pelas influências no futuro.