Seguidores

12.3.09

A Educação É Já

 (Manoel Silva Filho)

Como é bom ser estudante
Em um Estado participante
Cheio de projetos mirabolantes
Que muda o percentual
Tornando única a educação estadual
 
Quem sou eu para questionar
Se está bom ou está ruim
Para falar ou pensar em educação
Me sinto até irrelevante e não participante
Diante de tantas cabeças pensantes
Me sinto um pobre professor
Diante de doutor nobre e importante.
 
Oh! Educação
[minha paixão]
Continuo ralando e lutando
Segurando uma bandeira e cada vez mais
Vou te amando e minha curta vida doando

Só não sei porque
É tão difícil Fazer-me entender
Sou simples, ágil, criativo e empolgado
Cidadão político, sociável e amável
Mas insistem em móvel tornar-me
Porque pensam no prédio da escola
Dizem que pensam no aluno
Implantam melhorias, travestidas de Freirianas
E tudo acaba na outra semana
E o responsável e causador
Só pode ser m móvel
Chamado professor.

A Educação é um processo
Que serve para todos atender
E não serve para se auto promover
Ou para o professor esquecer
Ou mandá-lo se... perder

E isso me faz ver 
Até quando penso e não escrevo
Me faço entender
Só não alcanço o poder
E aí... Adeus Saber.

Sai doutor entra pintor
Sai ista e entra sindicalista
Muda o sotaque, sai a brejeirice
E a Educação guiada por esses defensores
Só faz fingir e ferrar os professores.

Nesse meu pobre e surdo lamento
Que já avisaram: cuidado!
Isso pode tornar um tormento
E eu replico: mais?
Porque já sofro desde muito
Por não ter dinheiro
Muito pouco direito
Mais uma coisa 
Tenho orgulho e bato no peito
Tenho orgulho do que sou
Porque sou PROFESSOR
E, contudo isso
Sou um professor brasileiro

2 comentários:

Catidiana Sérvula disse...

Faço minhas todas as suas colações. Já conhecia e tenho guardado com orgulho e carinho.
Fernando Haddad precisava ter acesso.
Valeu!

Márcia Oliveira disse...

Prima,fique me paz!!