Seguidores

8.1.11

Educa-ação (?)

    Estou pensando e isto é uma ação, para mim, muito prazerosa.
    Afinal, quem pensa produz sempre uma ação, que terá sempre uma reação logo a seguir, realizada por tomadas de posição, mudanças, transformações ou simplesmente letargia. Mas o que pensar quando o tema é social e está dentro da reprodução da própria sociedade? 
   Estou falando do bullying, da discriminação étnica (biologicamente, raça quem tem é cachorro, o ser humano é Homo sapiens sapiens), por exemplo, dentro de uma escola, como ficamos?
   Mas saindo do branco acinzentado do cérebro para o preto no branco, já começamos a aprender a maravilha das cores, isso porque para ler você precisa enxergar as letras digitadas. Assim há de se ter um pouco de cuidado com o que se reivindica em função de proporções entre as diversas etnias existentes, quais sejam: povos da floresta, povo de santo, árabes, amarelos, brancos e por aí vai. Claro que se entende que os de pele negra sofreram e sofrem muito por terem a pele negra do que os brancos. Entretanto, é através da educação e da socialização não preconceituosa que se conseguirá o muito que se espera da espécie humana.
   Agora é que vem o problema porque vamos enfocar os educadores ou como gosto: Os professores e professoras (ou professoras e professores como quer a Presidenta Dilma). Será que esses profissionais estarão dispostos a quebrar realmente paradigmas? Os que são "cristãos" estarão dispostos a não mais endemoniar os ditos por eles como "pagãos"? Os mais ricos financeiramente estarão dispostos a dividir com os menos afortunados? Enfim quantos você conta que poderão estar neste processo de luta pela igualdade, irmandade e justiça social? 
   Você é uma, o professor de história (pela sua própria condição de negro, macumbeiro e pobre financeiramente), a arte educadora (pela sua condição de mulher e macumbeira), o professor de matemática (pela sua condição de negro, progressista e racionalista). Daí só eu pensando e muito no assunto para achar a agulha no palheiro. 
   O que mudou neste país foi apenas a porcaria de socialização de migalhas de impostos e mais nada. E se pararmos para pensar mais uma vez, observamos que fez uma imensa diferença com o parco recurso recebido pela sociedade. Somos um país em crescimento e que venceremos a tudo e todos que não tenham bom senso. Mas há de demorar. Então trabalhemos o que pudermos pelo enriquecimento do tudo humano e não no vazio humano. 
   Agora a única certeza que possuo é que pela Educação isso dificilmente se dará porque reproduzimos nossos e os preconceitos de uma sociedade, somos pessimamente pagos e trabalhos como animais tracionadores  para fabricar um grão. 
   Só para demonstrar mais insatisfação estou pensando em ser político porque: é anti-ético, aumenta o seu salário quando quer e no valor que entender  e se não conseguir crio outros proventos sobre forma de gratificação, trabalho um dia ou dois e não pago, roupa, aluguel, escritório, correios e motéis.


Um comentário:

Unknown disse...

Um país que pretende reduzir gastos e a Educação aparece como uma das cabeças da lista realmente não vai conseguir crescer no ritmo que a economia está. Só a Educação é capaz de viabilizar o crescimento de um país.

Abraços

Fabiana Batista - Sua ex-aluna da H.M.C (7º série, 2001)

obs: Fiquei feliz em te encontrar na internet em um momento de tristeza com a perda de uma excelente profissional e minha amiga, Catidiana.