Como usar a tecnologia digital a favor do conhecimento?
A pergunta é fácil de ser respondida. Entretanto, complicada é a prática da teoria formulada. Isto por causa do próprio despreparo dos que a utilizam ou vão utilizar.
Então vamos por parte. A tecnologia usada por adolescentes está ligada diretamente a jogos, musicas, redes sociais, etc, cuja finalidade é a de lazer e apenas se torna preparativo intelectual quando é passado o "trabalho" o famoso - minha parte e sua parte. Já para os professores existem três vertentes. A primeira as dos que são "antenados" e já fazem uso da tecnologia com muita ou pouca facilidade. A segunda são aqueles que são "analfabetos digitais", mas querem aprender e no decorrer do tempo desenvolve habilidades que permitem evoluir. E, finalmente, a terceira que são pessoas que não querem e não têm o menor interesse em desenvolver as habilidades necessárias para trabalhar em plataformas digitais.
Vamos exemplificar uma experiência com uso das tecnologias digitais. Essa necessariamente precisa de uma sequência didática previamente preparada. O início da experiência é com a questão a ser resolvida. No caso: Água com sal congela?
Primeiro passo: a atividade deve iniciar-se com a pesquisa através dp uso da internet e das suas ferramentas de buscas.
Segundo passo: Em seguida, em laboratório, realiza-se a experiência, esta transformada em vídeo. Segue-se com a utilização de uma rede social, onde deverá haver comunicação e discussão sobre o assunto. Também é importante salientar que o processo experimental foi filmado e gravado em um DVD.
Terceiro passo: Todos os estudantes assistem juntos à filmagem. Após o quê abre-se uma mesa de redonda com finalidade de discussão e de uma autoavaliação.
Quarto passo: Divulgar os resultados e mostra de fotos.
Evidente que as fotos tiradas, resultados expostos, são acompanhadas com sorrisos e orgulho.
É válido salientar que da experiência outras dúvidas irão surgir, ampliando as buscas e respostas, surgidas a partir de várias vertentes do assunto.
A ideia desse projeto é direcionada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (Anos finais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário