(Manoel Filho)
O dia 20 de novembro dedicado a memória do Senhor Zumbi dos Palmares e todos que o acompanharam em suas lutas deveria ser um momento ímpar e exclusivo de reflexões. Essas reflexões deveria originar ações afirmativas para o bem maior.
Sabemos que a linha abaixo da pobreza não se faz apenas com pretos, mas com todo o povo brasileiro que não possui acesso a educação, saúde, segurança e vivem sem dignidade nas ruas e sem teto para os dias de sol e chuva.
Hoje, com toda certeza pelo que vemos no atual governo, sabemos que a principal arma para mudar ou transformar um nação é o voto de cada cidadão do país. E, mesmo com essa certeza infelizmente não vejo mudança ou, se existiu, de intensidade muito baixa.
Por que a afirma supra citada? Então vejamos: parte muito pequena do povo pobre e preto, principais sofredores por serem moradores da periferia daqueles que possuem direitos exclusivos à saúde, educação, segurança, cultura e lazer, não fizeram a diferença votando. Agiram como se fossem "manada" de um sistema opressor e fascista.
Há muito as necessidades das pessoas carentes de tudo são maquiadas com belas, lindas e maravilhosas praçinhas e quadras poliesportivas. E isso não faz ou determina ou transforma desiguais em iguais socialmente falando. Muito pelo contrário pois representa uma das formas romanas de pão e circo.
A impressão que fica é a de que pessoas não querem ser empoderadas. Mas, assistidas através das tetas, já tão mamadas, do governo federal. E, o pior, satisfazendo-se com migalhas, com muito pouco do tudo que se esbanja ou, em outras palavras do NADA.
Entretanto não há porque desistir. Em assim sendo, lutar é o caminho. Uma luta incessante na busca da diminuição das desigualdades. Vida que segue, vitória que chegará!
Nenhum comentário:
Postar um comentário