Seguidores

29.1.26

A Escola e seus conflitos

     É difícil não se ter acompanhado situações onde estudantes foram alvo de alguma forma de discriminação.
      Estamos em um país  onde há: desigualdade de riqueza extrema, renda de branco superior à da população negra, habitações precárias, falta de saneamento básico, qualidade desigual na educação e na saúde pública, além da violência contra a mulher e com forte vulnerabilidade na autonomia financeira dos familiares, dentre outros desafios estruturais brasileiro.
      Mas, o Basil vive em um momento de recuperação social, combatendo a desigualdade social e a racial. nesse os problemas sociais, econômicos, financeiros, políticos e educacionais do mundo externo. Por isso, as consequências são a violência existent no convívio de comunidade escolar como um todo.
      Prova disso é a dificuldade de não se ter acompanhado situações, onde estudantes foram alvos de alguma forma de discriminação. Ou seja, o dia a dia nas unidades escolars, possui conflitos, tensões e situações de discriminação.  E, se a escola se omitir, o problema se torna ainda maior e se agrav.
      Entretanto, em situações onde houve intervenções pedagógicas, a exemplo de rodas de conversas e projetos interdisciplinares, os alunos obtiveram a oportunidade refletir sobre as consequências de seus atos, fortalecendo a compreensão de que a escola é um espaço de defesa dos direitos humanos.
      Entretanto, cabe lembrar que os direitos humanos não estão em segundo plano ou é um extra no currículo, porém parte essencial da formação cidadã.
      A junção da gestão com a pedagogia pode ocorrer por ações coletivas, que levem a conscientização e envolvimento da comunidade escolar. Em assim sendo, as tensões e conflitos deixam de ser problema disciplinar e transformam-se em uma promoção de cultura escolar inclusiva.
       A escola deverá mediar situações de conflito, garantindo a sensação de valorização e pertencimento dos estudantes. Assim caminhando, a escola, assume responsabilidade e cumpre sua função e pode se afirmar como espaço de formação a cidadãos críticos e conscientes da diversidade que compõem a sociedade. 
  
 
 
 
 

Nenhum comentário: