Seguidores

28.1.20

Informação e Escolas

    O ser humano é um animal social e, como tal, necessita de comunicar-se com outros semelhantes seus e, a partir disso, compartilhar suas experiências e emoções. Também, o ser humano, necessita expressar seus medos, perigos expostos, alegrias, conquistas e os sentimentos.
    Assim, movido por essas necessidades existenciais, o ser humano primitivo registrou nas paredes das cavernas suas atividades de sucesso e fracasso em suas caçadas, crenças e visões de futuro, tornando-se uma das formas de registro da história da humanidade. Com essa linguagem dominada, o ser humano apropriou-se de mais e mais conhecimentos e deu início a outra forma de linguagem- a escrita. Esta contribuiu e muito para a comunicação e para o acesso a informação.
    No decorrer do tempo, a necessidade de comunicação atuou como uma aceleradora do desenvolvimento de tecnologias, que promovem sistemas de comunicação mais amplos, entendendo nossos limites naturais e possibilitando acesso a novos conhecimentos e informações de difíceis de serem difundidos. E nesse contexto são inseridas as tecnologias na sociedade, incluindo-se a aplicada a Educação.
    Tecnologia é um processo criativo através do qual o ser humano utiliza-se de recursos materiais e imateriais ou os cria a partir do disponível na natureza e no seu contexto vivencial, a fim de encontrar respostas para os problemas de seu próprio contexto, superando-os. Por essa premissa podemos entender que a tecnologia é tudo que o ser humano cria para atender às suas necessidades e à evolução da própria raça humana, sendo um processo produtivo, criativo e transformativo. É a tecnologia técnica que tem a ver com arte, criação, intervenção humana e com transformação.
    Direcionada para a Educação, algumas tecnologias como a oralidade, a escrita e as tecnologias digitais e telemáticas afetam a humanidade. A oralidade e a escrita influenciam na prática pedagógica que ainda estão centrada na oralidade. Contudo as tecnologias digitais e telemáticas possibilitam uma transformação no processo das práticas pedagógicas, porque fazem uso do áudio e vídeo, ´potencializando o oral em conjunto com a imagem.
    Enfim, a tecnologia refere-se a tudo aquilo que o ser humano criou ou que lhe dá prazer e é um recurso que pode mediar a própria prática didático-pedagógica.
    
    
    

Nenhum comentário: