Na atualidade a educação do cidadão não pode estar fora de um tempo-espaço, em um mundo centrado na informação digitalizada. E, por isso, se a escola não incluir as TIC na educação formal das gerações futuras, então seu objetivo não é formar cidadãos, mas excluí-los socialmente.
E para uma inclusão do cidadão na chamada era de informação, há de se encarar múltiplos desafios. Fato comprovado quando constata que não dispomos, até o presente momento, de recursos tecnológicos suficientes, e, por vezes necessários, para utilização frequente e racional das TIC. Assim, há de se pensar em investimentos pesados, urgentes e ágeis, por parte do Estado brasileiro (Federal, Estadual e Municipal), para contratação de pessoal quanto para ter-se infraestruturas adequadas e sérias nas unidades escolares.
No caso específico, mas não ímpar, qualquer possibilidade de implantação da TIC passa pela revisão de ações e do seu papel no aperfeiçoamento da prática educativa da unidade escolar. Dessa maneira, a escola, necessita de uma análise sobre seus conceitos didáticos-metodológicos, na busca de uma educação pedagógica ao atual momento, buscando a função transformadora e cidadã tão almejada por todos.
Além disso, torna-se urgente buscar novos projetos, emergentes das necessidades e interesses dos principais responsáveis pela educação, transformando a realidade escolar, utilizando as TIC como um recurso de aprimoramento e motivacional do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário