Seguidores

16.5.12

Biologia


(Manoel Silva Filho)
   Há muito desejava expressar a minha realização ao descobrir esta maravilhosa Ciência. Mas, sempre me faltavam palavras e alguma forma de me expressar mais objetivamente ou de tal forma que possibilitasse uma definição que atendesse aos meus anseios. Agora descobri porque não conseguia fazer com que uma expressão se tornasse uma definição. E a resposta pode ser dada em apenas uma única palavra bastarda.
Somos resultados do conhecimento e assim como a palavra somos sem pais enquanto Ciência, mas uníssonos enquanto conhecimento. Dessa forma nascemos sem ter pais, mas existimos enquanto Ciência e conhecimento.
    Talvez por isso sejamos uma Ciência que incomoda a muitos dos ramos do conhecimento. Baseada em um forte poder de observação e utilizando bases sólidas de lógica Aristotélica, chegamos na frente sempre e, ao mesmo tempo, somos capazes de mudar e refazer e refazer, até a formação de um paradigma. E isso é belíssimo porque paradigmas para os biólogos são para serem quebrados. Não acreditamos em nada que vemos e, quando provamos, não tenha dúvida, sabemos o que estamos fazendo.
   Temos inimigos, isto é claro. Mas as idéias opositoras não nos incomodam. Muito pelo contrário, nos engrandecem ou por ser questionáveis, exercitando nossa capacidade intelectual indutiva-dedutiva, ou por ser a mola necessária para exercitarmos o que de melhor temos - vencer desafios. E, isso me lembra, o militar, médico veterinário e hoje, com mais sapiência, biólogo, Fraga, que me desafiava a pensar que o impossível é para ser realizado, porque temos obrigações e responsabilidades pessoais, sociais e de crescimento humano. E ele estava corretíssimo. As biodescobertas tem auxiliado a humanidade de maneira muito rápida, crescente e grandiosa. Fazendo com que consigamos vencer fronteiras que só existiam anteriormente em livros de ficção. Olha o coração e partes cibernéticas, pense no radar e no ouvido do mamífero voador e assim vai.
   Mas, o meu foco, nesse momento, é egocêntrico porque sou feliz por ser biólogo. E, por ser biólogo tenho visões de mundo que nos levam ao reconhecimento dos valores da vida. E a vida, já conceituada e ampliada, é tudo que além de mim, você ou nós existe. Assim, sinto-me como parte de uma troca de energia que permite-me viver mas, também, doa a própria vida. Assim sendo sou imortal enquanto ser vivente e mortal enquanto estudante da vida. E, tal qual uma Fênix, desperto a cada morte com mais poder e força, expressa através da sabedoria peculiar de minha simplicidade.
   A Biologia é muito mais que ciência é um estilo de vida que engloba todas as que a vida valorizam. E termino com um pequena pergunta: E você se valoriza? Não pense que és indispensável. Pense que é vida que recebe e doa vida, trocando energias em forma de atitudes conscientes ou não, que objetivam a preservação e a conservação da própria vida, dentro do Ilê Axé, denominada Terra.

Nenhum comentário: