Seguidores

12.2.26

Na minha bagagem

       O que levo na minha bagagem é a consciência de que q Escola e um lugar onde podemos passar a nos compreender como parte de um mundo. A escola também é reconhecida pelos marcos legais como um espaço para a formação de um sujeito crítico, solidário e consciente de seus direitos e de seus deveres. Portanto, é um espaço que privilegia a defesa e promove a educação "em" e "para" os direitos humanos.

      E é nesse espaço escolar que se articulam práticas pedagógicas e convivência comunitária. Assim, atuando a escola ao assumir mais essa função social, contribui para a construção de uma cultura de respeito, dignidade e justiça, tornando-se um território não só de equidade, mas também inclusivo.

      Entre as diversas ferramentas utilizadas nesse processo educacional, ficou claro que aprender sobre Direitos Humanos é o que propicia aprender sobre o mundo e construir nossa identidade, quando pessoas vão se perceber como sujeitos de direitos e irão reconhecer os outros seres humanos como sujeitos de direito.

      A partir de estudos facilitou a compreensão de que a educação em Direitos Humanos deve ser transversal e integrada ao currículo, buscando a valorização da diversidade e a participação democrática. Isso partindo de conhecimentos adquiridos sobre diretrizes do Brasil e internacionais.

      Contudo, para valorizar esse processo educacional baseado em direitos humanos, o educador deverá adquirir habilidades de planejamento curricular flexível, desenvolver práticas pedagógicas participativas e consolidar experiências que vão além da punição, transformando em experiências que promovam os direitos e a mediação do conflito.

      Enfim, levo na bagagem a capacidade de  transformar o dia a dia de uma escola em um ambiente de defesa dos direitos humanos.

Nenhum comentário: