A escola no Brasil tem importância em função da pluralidade humano. Trata-se de um espaço em que há um encontro com a diferença, por sermos colocados diante da diversidade em suas várias expressões. É também o local onde a gente passa a se compreender como parte de um mundo. Mundo esse que existia antes de nós e que vai continuar depois de nós.
Aprender sobre os Direitos Humanos é o que propicia, nesse processo de socialização, aprender-se sobre o mundo e de subjetivação. Ou seja, oportuniza a construção de nossa identidade enquanto pessoas e faz perceber-nos além de sujeitos de direitos, também reconhecer os outros como sujeitos de direitos.
A partir da aprendizagem de coexistir na diferença com base no respeito mútuo, a proteger e a defender a dignidade humana e justiça social, os valores da democracia, a escola vai ser a abertura para o esse mundo, muito baseado na educação e na conscientização do direito humano.
A partir da Declaração de 1945, a educação passou não só a ser vista como um direito humano, mas também como uma obrigação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário